UFSCar oferece curso de especialização em Cuidados Paliativos


Curso é multidisciplinar e voltado a profissionais de várias áreas
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está promovendo o I Curso de Especialização em Cuidados Paliativos, cujo objetivo é oferecer formação a profissionais de diversas áreas para qualificar sua atuação no cuidado a pacientes. As pessoas que quiserem participar podem se inscrever em lista de interesse. A previsão é que as aulas tenham início em agosto de 2020.
O Cuidado Paliativo (CP) é compreendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um direito humano e deve estar inserido em políticas públicas de saúde como estratégia para garantir aumento da qualidade de vida, redução de sintomas e de aflições vinculadas à impossibilidade de cura e à proximidade da morte, além de favorecer a autonomia dos indivíduos e ampliar o suporte a familiares e cuidadores.
Uma das barreiras para aumentar a oferta de cuidados paliativos está relacionada, justamente, ao processo de formação de profissionais. Com base nisso, a especialização da UFSCar será um espaço formativo de profissionais como assistentes sociais, biomédicos, biólogos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gerontólogos, médicos, musicoterapeutas, nutricionais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
O curso é coordenado pelas professoras da UFSCar Esther Luiz Ferreira, do Departamento de Medicina (DMed), e Tatiana Barbieri Bombarda, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO). A especialização está divida em 10 módulos e será ofertada presencialmente entre os meses de agosto de 2020 e janeiro de 2022, com carga horária de 20 horas mensais. A ementa, o corpo docente, os detalhes de cada módulo e o valor do investimento podem ser acessados na plataforma box UFSCar (https://bit.ly/3bXbyOi).
A inscrição em lista de interesse também deve ser feita pelo site (https://bit.ly/3bXbyOi). Outras informações sobre a especialização podem ser acessadas no Facebook (https://bit.ly/3bZTMde).

Comentários