A interferência política na PF é prejudicial ? O que pode significar isso?

Hilton Marques



A Polícia Federal do Brasil, é uma instituição policial brasileira que esta subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, fato, e que com base e de acordo com a Constituição de 88, exerce com exclusividade as funções de polícia judiciária da União.

Mas, vejamos antes, entre 1994 e 2002, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso que ja teve Renan Calheiros como ministro da Justiça, a PF realizou durante 08 anos apenas 48 operações. Passada a gestão do PSDB, um nova política foi adotada, justamente dando mais autonomia, o resultado disso foi de 2.226 operações nos 08 anos seguidos.

Também nesta mesma época foi dada autonomia ao Ministério Público e fortalecido os órgãos de fiscalização, como a Controladoria-Geral da União, criada em 2003 e o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF), que tem o papel de monitorar movimentações atípicas que possam caracterizar lavagem de dinheiro ou corrupção e enriquecimento ilícito de agentes públicos. Pasmem, durante o Governo do PT senhoras e senhores.

Temos que ter a consciência de que todos os países enfrentam ameaça de corrupção em todos os níveis de governo, seja municipal como vimos tão recentemente em jales, seja estadual, seja federal.

Porém a forma como lidamos com isso é uma das partes mais interessantes, pois identificar como acontecem vem como contribuição para todo o sistema administrativo público e de fiscalização de certa forma.

Vamos pegar o caso do desvios da tesoureira da saúde em Jales, um caso que acendeu o alerta de vários gestores em várias prefeituras, além de dar um alerta também ao próprio tribunal de contas que não havia visto qualquer irregularidade em anos. Pois acontecia de forma grotesca e mostrou que as ferramentas de fiscalização não estavam funcionando. Uma investigação de qual instituição? Durante o acesso a diversos documentos, tiveram a noção também de erros na forma de execução de contratação de seguros destacando que o modo de certa forma poderia ser diferente dando mais economia aos cofres públicos. Mais um apontamento da PF.

Por que um presidente precisa de acessos a relatórios investigativos?

Por que precisa acompanhar dado sigilosos de uma investigação?

Precisa avisar alguém?

Precisa usar para pressionar alguém?

Precisa para transformar uma instituição em QG eleitoral?

Precisa aliviar para alguém?

Está sendo pressionado por alguém?

Este não é o papel de um presidente! Esse não é o papel!

Ter informações finais de uma operação, talvez para saber como lidar com entrevistas e saber o que aconteceu, mas ter acesso ao meio de uma investigação, sobre personagens, linhas investigativas, dados sigilosos investigados, enfim, é algo totalmente absurdo, tanto quanto a justificativa sendo essa por demissão de alguém ou porque precisa que alguém que tenha a função de passar informações durante os processos investigativos.

Este tipo de gestão de informações aqui, ali, já foi feito no passado, simboliza o prendimento político mais uma vez e o sucateamento também, e era o que engessava a PF de fazer o seu trabalho no passado, este não é e nunca foi o melhor caminho, olhar no retrovisor e refletir faz bem a todos nós.


Comentários