Votuporanga confirma 1º caso positivo para Covid-19

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o caso positivo trata-se de um homem, de 69 anos, com comorbidades

 
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga confirmou o primeiro caso positivo para Covid-19 (Coronavírus), nesta segunda-feira (30/3), às 19h13. O resultado foi informado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Na manhã desta terça-feira (31/3), o Prefeito João Dado e a Secretária Municipal da Saúde, Márcia Reina, se reuniram para divulgar o laudo por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura.
Desta forma, até a manhã desta terça-feira (31/3), Votuporanga tem um caso positivo da doença, 11 negativos, 19 descartados (amostras que não atenderam critérios clínicos epidemiológicos que justificassem a realização de exames), 54 casos suspeitos em investigação (destes, seis estão em internação) e 245 pessoas com sintomas não graves em monitoramento domiciliar (exames não coletados, conforme novo protocolo do Ministério da Saúde).
Segundo a Pasta, o caso positivo trata-se de um homem, de 69 anos, profissional de saúde, com comorbidades (doenças cardiovasculares e obesidade), que viajou para outro município que enfrenta epidemia. Ele foi internado na Santa Casa de Votuporanga no dia 25 de março, com sintomas do Covid-19, e foi transferido para São Paulo no dia 26 de março.
Vale ressaltar que desde a notificação do caso, no dia 19 de março, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde já vinha monitorando os contatos relacionados desse paciente, sendo que um dos suspeitos já resultou negativo para o Coronavírus.
Diariamente, a Secretaria Municipal da Saúde divulga Boletins Epidemiológicos que ficam disponíveis no site da Prefeitura (www.votuporanga.sp.gov.br).

0800 – Coronavírus
O 0800 do Coronavírus (COVID-19) é destinado para a população tirar suas dúvidas, obter informações sobre o novo vírus e combater as fake news que circulam pelas redes sociais e pelos aplicativos de mensagens instantâneas.  O serviço gratuito é 24 horas e ofertado aos finais de semana e feriados, pela equipe multidisciplinar de Saúde, formada por médico, enfermeiros e assistente social. 
O canal de atendimento com plantão de dúvidas e esclarecimentos sobre o novo vírus, recebe ligações através do 0800-771-8070.

Medidas de Prevenção
- Lavar sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto;
- Usar sempre álcool em gel 70% para higienização das mãos e objetos;
- Não compartilhar utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros);
- Caso você faça parte do público alvo da vacina contra gripe, imunize-se anualmente;
- Mantenha hábitos saudáveis, alimente-se bem, coma verduras e frutas e beba bastante água;
- Evitar aglomerações de pessoas e em caso de sintomas gripais evite circulação e mantenha-se no domicílio;
- Mantenha as medidas de etiqueta ao tossir e espirrar (cobrir a boca e nariz com o antebraço ou lenço descartável);
- Evite abraços, apertos de mão e beijos no rosto.

Comentários