Vai se candidatar? Prazo para filiação partidária encerra no sábado (4)

Vai se candidatar? Prazo para filiação partidária encerra no sábado (4)
Prazo final para filiação partidária para quem vai disputar as eleições municipais de 2020 é sábado, 4 de abril. Data foi estabelecida pelo TSE

 Quem vai disputar as eleições municipais de 2020 deve se filiar a um partido político até sábado, 4 de abril. Já os vereadores que desejam mudar de partido sem serem punidos, a janela partidária fecha um dia antes, 3 de abril. As datas foram estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme calendário disponibilizado pela corte.

Quem pode se filiar a um partido político?

Para se filiar a um partido, o cidadão deve estar no pleno gozo dos direitos políticos, ou seja, estar habilitado a alistar-se eleitoralmente e habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos ou a nomeações para certos cargos públicos não eletivos. AQUI, explicamos detalhadamente o que é a filiação partidária.
Estar no pleno gozo dos direitos políticos compreende atender às seguintes normas:
– nacionalidade brasileira;
– saber ler e escrever;
– ter o título de eleitor;
– domicílio no território da eleição;
– Idade mínima de acordo com o cargo eletivo;
– ser filiado a um partido político e;
– não ter perda ou suspensão dos direitos políticos.
Após cumprir essa série de exigências legais, o interessado deve procurar um partido político no qual se identifique com seus ideais e bandeiras, conhecer as regras de filiação no estatuto, e assinar a ficha de filiação, que será avaliada pela sigla e efetivada pela Justiça Eleitoral.

Como se filiar ao Republicanos

O Republicanos dispõe de um canal online exclusivo para filiação. Além disso, os interessados podem acessar o novo manifesto de criação da sigla e conhecer os 10 pilares que norteiam a atuação do partido.
Para se filiar ao Republicanos, siga os seguintes passos:
1) Preencha a ficha de filiação partidária, disponível AQUI;
2) As informações serão enviadas para o Republicanos do seu município;
3) Entre em contato com o Republicanos do seu estado no prazo de dez dias úteis; Confira nossos endereços: http://bit.ly/ContatosRepublicanos
4) Seu pedido de filiação será analisado;
5) Se estiver tudo certo, sua filiação será efetivada pela Justiça Eleitoral; e
6) Parabéns, agora você faz parte do único partido 10 do Brasil.

Eleições 2020

Marcada para o dia 4 de outubro, as eleições deverão levar às urnas cerca de 146 milhões de eleitores, que escolherão vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos 5.568 municípios. Cidadãos de 153 cidades com mais de 200 mil habitantes podem ir ao segundo turno em 25 de outubro se nenhum dos candidatos receber a maioria dos votos. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que cerca de 63 mil eleitos tomem posse em 2021 para um mandato de quatro anos nos poderes executivo e legislativo municipais.
Texto e fotomontagem: Agência Republicana de Comunicação (Arco), com informações do TSE

Comentários