Maioria dos países do G-20 não adotou isolamento total da população no combate à Covid 19, diz Ernesto Araújo

Ministro das Relações Exteriores deu entrevista ao no Poder em Foco, no SBT

(Crédito: Sérgio Lima/Poder 360)

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a maioria dos países do G-20 (nações mais ricas do mundo) não adota o isolamento total da população para enfrentamento à pandemia do coronavírus e defendeu a ideia do presidente Jair Bolsonaro de flexibilizar a quarentena deixando em reclusão apenas as pessoas dos grupos de risco. 
“De repente, começou-se a achar que todos os países tivessem implementando a quarentena integral e só o Brasil, só o presidente Bolsonaro que tivesse uma solução diferente. E não é! Dentro do G-20, pelo menos, a maioria está implementando outros tipos de medidas que não essa medida tão draconiana da quarentena integral”, ressaltou em entrevista ao Poder em Foco, que vai ao ar neste domingo (29), no SBT, logo após o Programa Silvio Santos
Segundo Ernesto Araújo, além do Brasil, somente seis países do G-20 optaram pelo isolamento horizontal. “Se me lembro bem, África do Sul, Argentina, Itália, Espanha, Índia e os Estados Unidos em alguns estados”, listou. Para o ministro, cada país sabe o que é melhor para sua população, de acordo com a sua estrutura demográfica e econômica. “O tema global mas isso não significa necessariamente que tem que ser solução única”, avaliou. 
(Crédito: Sérgio Lima/Poder 360)
Na entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, o ministro de Relações Exteriores avaliou qual papel a Organização Mundial de Saúde (OMS) deveria desempenhar nessa crise. Ele também destacou a preocupação com a garantia da vida das pessoas e com a preservação dos empregos. 
Durante o programa, Ernesto Araújo abordou as relações do Brasil com a China e disse que a aproximação do presidente Jair Bolsonaro com o Governo de Donald Trump não tem interferências. “Nossa aproximação com os Estados Unidos não significa nenhum problema com a China”, garantiu. 
O trabalho do Itamaraty para repatriar brasileiros que estão tendo dificuldades para retornar do exterior e o bloqueio das fronteiras também foram abordados sobre o enfrentamento à pandemia. 
O ministro falou, ainda, de outros temas como a atuação da mídia, as declarações do filósofo Olavo de Carvalho, ideologias e da decisão da do Departamento de Justiça dos EUA que acusou formalmente o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, de envolvimento com o narcotráfico. 
 
O Poder em Foco é o programa de entrevistas do SBT em parceria editorial com o jornal digital Poder 360.

Comentários