Justiça de São Paulo afasta profissionais da saúde

Escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados obtém liminar para servidores públicos do IAMSPE e HCFMUSP


O escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados obteve liminar judicial junto à 58ª Vara do Trabalho da Barra Funda, em São Paulo, em nome dos profissionais do IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo) e do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade e Medicina do Estado de São Paulo). Um dos pedidos acatados é o afastamento de trabalhadores pertencentes ao grupo de risco da COVID-19.
A ação coletiva proposta pelo escritório obteve liminar para o afastamento dos servidores públicos e profissionais contratados por administração direta ou no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), por meio de home office, férias ou licença remunerada. Além disso, faz parte da determinação judicial o fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individuais) aos trabalhadores dos dois hospitais.
O juiz Dr. Moises Bernardo da Silva, quem concedeu a liminar, também determina o teste para COVID-19 aos trabalhadores do IAMSPE e HCFMUSP que apresentarem sintomas do novo coronavírus. Em caso de positivo, os profissionais devem ser isolados e receberem tratamento conforme protocolos médicos estabelecidos para a doença.
Atualmente, o novo coronavírus já causou mais de 35 mil mortes no mundo. No Brasil, o número de infectados passa dos 4.300 mil, com mais de 260 mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde. O grupo de risco para a doença é composto por pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, cardiopatia,  diabetes ou que estejam em tratamento médico com capacidade de deprimir o sistema imunológico.

Comentários