Solução simplifica, automatiza e melhora o processo de cobrança, negativação e recuperação de dívidas
|
A Serasa Experian foi responsável por ajudar a Marisol a reduzir o
prazo de recebimento de dívidas atrasadas e os custos envolvidos no
processo de cobrança. Graças ao Pefin, ferramenta que viabiliza a
comunicação com os consumidores por meio da carta-comunicado (que
informa sobre o débito) e dá orientações para o pagamento, a companhia
pôde reduzir em 70% os gastos e diminuir o prazo da recuperação de
crédito inadimplente de 30 para apenas 7 dias. A adoção da solução
aconteceu em 2017, fazendo com que a Marisol automatizasse um processo
manual que era altamente burocrático, caro e demorado, com atrasos nos
repasses e prazos morosos.
Além do ganho de
eficiência e redução nos gastos, o tempo de resposta dos clientes para a
Marisol para retirada do registro de pendência financeira caiu de uma
média de 15 dias para 48 horas. “Esta mudança permitiu uma
desburocratização muito grande em toda a nossa área de cobrança. O
processo, muitas vezes, ultrapassava os 30 dias entre o recebimento de
instrumento, envio de carta de anuência e baixa do título”, explica o
diretor Financeiro da Marisol, Fernando Zanardo. “Além disso, havia
custos com as documentações, que requeriam cópias autenticadas e
assinaturas reconhecidas, e despesas com envio de documentos”, comenta.
Depois da recuperação, melhores ofertas de crédito aos clientes
Com os ganhos a
partir da implementação do novo processo para recuperação de dívidas, a
Marisol decidiu adotar neste ano o Serasa Relato, solução que permite
uma análise ampla de pequenas e médias empresas, favorecendo a gestão de
negócios, a redução de fraudes e inadimplência, além de aumentar a
rentabilidade na concessão de crédito.
“A combinação de
um sistema próprio da Marisol com a análise completa dos clientes,
gerada a partir do Serasa Relato, fez com que a empresa pudesse criar
limites pré-estabelecidos e liberá-los automaticamente aos clientes que
têm perfil adequado àquela oferta, sem a necessidade de intervenção
manual”, complementou o vice-presidente de Serviços de Crédito e Estratégia de Dados da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.
|
Comentários
Postar um comentário