Reflexões: Humildade e subserviência


Adelvair David davidesp.weebly.com www.addavid.blogspot.com 

A humildade é uma atmosfera de leveza na alma.
O sentimento quando no seu estado mais calmo, consciencioso e brando se aproxima da humildade, abandonando as amarras que trazem sofreguidão ao espírito.
De maneira alguma a humildade pode ser confundida com a subserviência, esta última é a submissão voluntária e perniciosa a alguém ou a algo para agradar, geralmente guardando no fundo interesses menos dignos, ou revelando baixa alta estima que faz com que o subserviente perca a sua identidade para fazer as vontades alheias. A humildade ao contrário é serena porque mantém o seu portador no pleno domínio da sua liberdade, porém respeita em gênero e grau a liberdade alheia, o humilde aceita o outro como ele é, respeita as instituições e cumpreas leis sem se rebelar, ao contrário luta pacificamente para que seja implantado ao seu redor a justiça e o amor, exercitando em primeiro lugar em si mesmo. Na humildade há bom senso, capacidade de observação dos fatos com maior grandeza do que os demais, o humilde tem tranquilidade porque sabe que só pode fazer a sua parte, mudar somente a si mesmo, depois de fazer tudo o que pode, aguarda aceitando e compreendendo que há um tempo para cada coisa se resolver.
Fácil identificar os homens e mulheres humildes que marcaram presença no tempo, enquanto os grandes dirigentes do mundo estão e vão sendo sepultados nas páginas da história, eles, os benfeitores pacíficos e amorosos continuam a inspirar a grandeza e a ordem através dos exemplos que deixaram, sendo o maior deles, conforme compreendemos, o meigo Jesus de Nazaré com a indicação,”ama o teu próximo como a ti mesmo”, incluiu todos os indivíduos no projeto de qualquer um que deseja alcançar a paz e o engrandecimento espiritual.
Observando-se bem pode-se perceber que os inconformados, os violentos, os barulhentos, os críticos contumazes são espíritos doentes, asfixiados por suas próprias ideias ou pelas que aceita e acolhe, necessitam de ajuda da ciência médica e de espiritualidade, falta-lhes o equilíbrio mínimo, o oxigênio da prudência e dos sentimentos nobres, geralmente não vão a lugar algum a não ser para os caminhos da desesperação e  da própria ruína.
A subserviência é sono perturbador que exige urgente despertamento, a humildade é o conjunto dos sentimentos bons, exercitados no amor incondicional para com tudo e com todos.
SEJA HUMILDE E PERMANEÇA ACORADO PARA O QUE É VERDADEIRO E REAL.

Comentários