Psicóloga da Unimed Andradina ministra palestra no Ratary Club sobre suicídio


Em alusão do Setembro Amarelo, a psicóloga do Viver Bem da Unimed Andradina, Laís Calvoso, ministrou, nesta quarta-feira, 25, uma palestra com o tema “Suicídio – Precisamos falar sobre”, para os integrantes do Rotary de Andradina Urubupungá e seus familiares.
Hoje, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. “Precisamos falar abertamente sobre o assunto, difundi-lo mais para a sociedade, assim podemos ajudar ao próximo e evitar mortes”, disse a psicóloga, Laís Calvoso.
Aos presentes foi apresentado um vídeo com mensagens sobre o acolhimento e apoio as pessoas que necessitam de ajuda. “Essa é uma forma de demonstrar como os indivíduos se sentem, o que levam eles a cometer o ato”, concluiu Calvoso.
Ao final da palestra um dos participantes compartilhou uma história em que uma vida foi salva por um gesto de gentileza e acolhimento.
Colaboradores da Unimed Andradina participam de ação sobre suicídio

Cartazes com frases reflexivas foram espalhados pela Cooperativa
Nesta terça-feira, 24, os colaboradores da Unimed Andradina participaram de uma ação sobre suicídio. O evento foi ministrado pela psicóloga do Viver Bem, Laís Calvoso.
Com uma morte a cada 45 minutos por suicídio no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, é importante ressaltar a necessidade do combate aos problemas que podem levar a pessoa a cometer tal ato como depressão e outros casos de saúde mental. “Hoje, conversei muito com os colaboradores sobre a importância do acolhimento da dor do outro, de saber estender a mão e ouvir o que as pessoas tem para falar, elas precisam de atenção”, finalizou Laís.
Para elucidar ainda mais o tema, foram espalhados cartazes em pontos estratégicos da Cooperativa. “Deixamos uma reflexão para que todos possam, de fato, pensar mais sobre o assunto e nos ajudar a difundir. Além disso, receberam um bombom com uma frase”, concluiu a psicóloga.

Comentários