UFSCar sedia seminário sobre violência e administração de conflitos

Evento acontece entre os dias 20 e 22 de agosto, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e dos Estados Unidos
De 20 a 22 de agosto, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o seminário "Violência e administração de conflitos", que propõe o debate sobre temas relacionados à violência, segurança pública, administração institucional de conflitos, justiça e punição, buscando interpretar as desigualdades existentes nas práticas sociais, em especial as desigualdades raciais.
O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) - do Departamento (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar -, terá a participação de pesquisadores renomados, como Natalie Byfield, professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da St. John's University, de Nova Iorque (EUA), além de estudiosos da área em diversas instituições do País, como as universidades federais de São Paulo (Unifesp), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fluminense (UFF); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Ao longo dos dias, haverá conferências e apresentações de trabalhos em temáticas como "Estratégias de controle do crime", "Encarceramento e prisões", "Policiamento, desigualdade e relações raciais", "Justiças alternativas", "Segurança pública e contexto político", entre outras. O evento, aberto às pessoas interessadas, é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site https://doity.com.br/seminario-internacional-gevac até o dia 20 de agosto. As atividades acontecem entre 8 e 22 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes e nos auditórios 2 e 3 da Biblioteca Comunitária (BCo), todos na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O cronograma completo - com datas, horários, locais e informações sobre os palestrantes - está disponível no site https://doity.com.br/seminario-internacional-gevac.
O seminário conta com o apoio do PPGS e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), da Fundação Perseu Abramo e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Sobre o GEVAC
Criado em 2009, o Grupo de Pesquisa sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) reúne pesquisadores em diversos níveis de formação com a finalidade de produzir conhecimento e intervir no debate público. Os temas são trabalhados na perspectiva de uma sociologia política dos conflitos e de suas formas de administração, em quatro linhas de pesquisa: Políticas de segurança, justiça e penais; Conflitos, manifestações de violência e transformações sociais; Formas estatais de controle e gestão da violência; e Segurança Pública. É um núcleo associado ao INCT-InEAC. Detalhes sobre o grupo estão disponíveis em www.gevac.ufscar.br e em facebook.com/ufscargevac.



Comentários