DER retoma obras para ampliar espaço de navegação sob ponte em Barbosa

Homologação de responsável por serviços na rodovia Assis Chateaubriand (SP 425) foi publicada no sábado (27) no Diário Oficial; obras devem começar dentro de um mês

São Paulo, 29 de julho de 2019 - O Departamento de Estradas de Rodagem planeja, já para a segunda quinzena de agosto de 2019, a retomada das obras para ampliar o vão de navegação sob a ponte do Rio Tietê, na Rodovia Assis Chateaubriand (SP 425), em Barbosa. O investimento do Governo do Estado é de R$ 19,9 milhões.
A homologação da empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A, vencedora do processo licitatório, foi publicada neste sábado, 27, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Após a publicação, a empresa terá 15 dias para comparecer à sede do DER, na Capital Paulista, e assinar contrato. Ainda serão necessários alguns dias para mobilização de funcionários e montagem do canteiro de obras, possibilitando então o início efetivo dos serviços.
Ampliação de espaço de navegação - A navegação pela hidrovia Tietê-Paraná tem um problema na passagem pelo município de Barbosa em função da distância entre os pilares de sustentação da ponte pela qual passa a SP 425. Por lá, não passam grandes embarcações. Após estudos, o DER-SP contratou projeto executivo para que o vão de navegação fosse ampliado -- para isso, alguns pilares serão retirados, sem que a estrutura da ponte fosse afetada.
A nova obra consiste na demolição de dois pilares, substituindo então três vãos de aproximadamente 38 metros cada por um espaço sob a ponte de 116 metros.
Os serviços foram iniciados em dezembro de 2010. No entanto, em janeiro de 2014 o contrato foi rescindido por problemas administrativos e financeiros da empresa executora dos serviços. Após todos os trâmites necessários e sanções aplicadas à empresa, o DER deu início a um novo processo licitatório, para que os serviços pudessem ser concluídos e a Hidrovia Tietê Paraná liberada para operação naquele trecho. Aproximadamente 80% dos serviços foram executados. 
Com a retomada das obras, serão realizados serviços para a retirada de seguimentos da ponte, com aproximadamente 38 metros de extensão. Estes segmentos serão substituídos por uma estrutura metálica e os pilares já existentes na ponte serão completamente reforçados.
O prazo de obras é de 10 meses, sendo que a conclusão é prevista para junho de 2020.

Comentários