Polícia Civil de MS e SP combatem o tráfico de drogas

Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Dourados são alvos da operação em MS

Elaine Silva
Capital News

José Almir Portela/Nova News
operação SP e MS
Ação acontecem em quatro cidades de MS
A operação "Cérbero" da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e de São Paulo tem como objetivo o combate do tráfico de drogas interestadual e local.  A ação foi deflagraram nesta sexta-feira (28) nas cidades de Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Dourados, Rosana (SP), Marília (SP), Presidente Prudente (SP), São José dos Campos (SP), Teodoro Sampaio (SP) e Caiuá (SP).

Ao todo estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão e 25 mandados de busca domiciliares. Conforme o site Nova News as investigações foram iniciadas pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em Nova Andradina, por intermédio da SIG (Seção de Investigações Gerais), no mês de novembro de 2018, dando origem à operação “Gênesis”, em referência aos trabalhos de combate ao tráfico de drogas no exercício de 2019.

Após intensas investigações desenvolvidas na operação Gênesis, foi descoberta uma associação criminosa que pratica o comércio de drogas ilícitas em Nova Andradina e região, o que promoveu o intercâmbio de informações entre a Polícia Civil do Estado de São Paulo e a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. A operação viu  uma possível conexão entre a operação Gênesis e outros dois trabalhos investigativos que já vinham sendo desenvolvidos pela polícia  paulista, na cidade de Rosana.

O avanço das investigações permitiu o desmantelamento de cinco associações criminosas que atuavam de forma independente, mas todas voltadas à revenda de drogas e ao transporte interestadual dessas substâncias ilícitas de um estado para outro.

Os integrantes dessas associações criminosas transportaram nos últimos meses cerca de 800 kg de drogas ilícitas de um estado para o outro. Assim, visando o sigilo e uma maior eficácia dos trabalhos da Polícia Judiciária, ambas as instituições decidiram deflagrar em conjunto a operação Cérbero, cumprindo todas as ordens judiciais e demais medidas ostensivas de investigação em um mesmo dia.

As provas serão compartilhadas entre as unidades policiais envolvidas, a fim de se reforçar todo o arcabouço probatório já obtido. A operação “Cérbero” contou com 96 policiais civis e 32 viaturas.

OPERAÇÃO CÉRBERO

O nome de batismo da operação também é uma alusão às três investigações iniciais que resultaram em sua deflagração. Na mitologia grega era um monstruoso cão de três cabeças, faz alusão ao fato de que a droga dessas associações para o tráfico de drogas, ora investigadas, provém do município de Dourados(MS), passa por Nova Andradina, local em que parte da droga é distribuída, e posteriormente segue para o Estado de São Paulo.

Comentários