Palestra: OAB SCS falou sobre Direitos Humanos

Evento debateu os aspectos que estão por trás dos direitos inerentes a todos os seres humanos, e levou informação e conhecimento ao público presente

OABC SCS está engajada em sempre levar conhecimento aos profissionais da área (.)
OABC SCS está engajada em sempre levar conhecimento aos profissionais da área
(.)

OAB SCS realizou palestra para aprofundar a discussão sobre Direitos Humanos (.)
OAB SCS realizou palestra para aprofundar a discussão sobre Direitos Humanos
(.)

Palestrante: Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Frederico Afonso (.)
Palestrante: Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Frederico Afonso
(.)
A OAB São Caetano do Sul - 40ª subseção realizou nesta última quarta-feira (29), a palestra sobre Direitos Humanos, que contou com a participação de estudantes e bacharéis em Direito, advogados e público em geral. O objetivo foi aprofundar a discussão sobre o tema, marcado por muitas dificuldades de compreensão, principalmente no que tange a igualdade de gênero, fragilização de garantias processuais e estado social. 
Diante de uma situação na qual a maior parte dos brasileiros tem carência de saúde, educação e de acesso à justiça, falar sobre o assunto é um desafio constante e cabe aos profissionais da área, o esclarecimento em relação à proteção da dignidade humana.
Segundo a Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB de São Caetano do Sul, Dra. Elisabete da Silva Montesano, a palestra foi de fundamental importância para apresentar a compreensão e a adversidade que o tema costuma evocar.  “Um dos grandes pontos debatidos foi com relação ao estigma de que os Direitos Humanos servem apenas como apoio à população carcerária. Embora se encontrem em extrema vulnerabilidade, os Direitos Humanos possuem uma vertente muito mais ampla, envolvendo pontos de grande impacto como, por exemplo, a questão social e educacional”. 
A palestra foi comandada pelo Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Chefe de Divisão dos Direitos Humanos) Frederico Afonso Izidoro – Mestre em Ciências Policiais e Ordem Pública, e Professor de Direitos Humanos, Constitucionais e Administrativos. Para essa palestra, ele trouxe um recorte social em relação às mulheres negras, por conta do alto índice de violência contra elas. “Por toda a experiência e conhecimento que possui sobre as causas dos Direitos Humanos e Políticas Públicas, ninguém melhor do que o Major Frederico para explanar sobre o assunto”, explica Dra. Elisabete. 
Saiba mais:
- Os Direitos Humanos não são uma invenção, e sim o reconhecimento de que, apesar de todas as diferenças, existem aspectos básicos da vida humana que devem ser respeitados e garantidos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi redigida a fim de resguardar os direitos já existentes, ou seja, ela não criou ou inventou direitos em seus artigos, mas se limitou a escrever oficialmente aquilo que, de algum modo, já existia. 
- Os Direitos Humanos aplicam-se a todo e qualquer tipo de pessoa. Portanto, eles não servem para proteger alguém e condenar outros. Então, frases repetidas pelo senso comum, como “Direitos Humanos servem para proteger”, não estão corretas, visto que a proteção é para todos os humanos.

Comentários