Atletas da terceira idade de Jales vão participar do JORI pela 18ª vez


 
Nesta terça-feira, 28 de maio, começa um dos mais aguardados eventos esportivos do ano, o JORI (Jogos Regionais do Idoso) na cidade de Santa Fé do Sul. Os atletas jalesenses já estão no clima de disputa, honrando a tradição da cidade de Jales de marcar presença no torneio, o que acontece a dezoito anos consecutivos. Jales participa com cerca de 120 pessoas, entre atletas, monitores e comissão técnica, formando uma das maiores delegações da competição.
 
Os jogos são compostos de 14 modalidades, disputadas por atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 60 anos. Atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, tênis, tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez prometem atrair um grande público.
 
Jales competirá em todas as modalidades no JORI, na categoria masculina e feminina. Há atletas de 60 a 90 anos inscritos para representar a cidade que sempre teve uma das maiores delegações, assim como São José do Rio Preto e Catanduva.
 
"As expectativas são as melhores possíveis, pois todos os anos em que marcou presença, Jales conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas da competição. Na natação masculina, inclusive há um campeão estadual: Jairo Pinheiro. O vôlei adaptado também é muito forte em ambos os gêneros, a coreografia já conseguiu medalha de prata no regional e inclusive já foi para a final no estadual. Uma honra da delegação é contar também com o mesa tenista Norie Tanaka, oito vezes campeão em medalha de ouro no JORI, não tendo adversários consecutivos durante os anos que participou", ressaltou Maria Odete Custódio, membro da Comissão Técnica jalesense.
 
Entrega de Uniformes
 
Na noite da segunda-feira, dia 27, 130 uniformes foram entregues gratuitamente aos atletas que vão participar do JORI.  A entrega foi feita no CIEVI (Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso), na presença do prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá da Presidente do AJATI (Associação Jalesense da Terceira Idade) Ivone Nogueira e a diretora Rosimeire Martins e da integrante da Comissão Técnica, Maria Odete Custódio.
 
"É gratificante ver os olhares brilharem de alegria em momentos como esse. Vocês da terceira idade estão de parabéns pela coragem e firmeza de participarem em competições do JORI. Ocasiões assim não podem de modo algum ser esquecidas. Agradeço ao pessoal do CIEVI, sempre acolhedores em suas ações voltadas aos idosos e também a grande parceria com a Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Jales, que impulsiona e continua com incríveis projetos para melhor integração das pessoas em eventos esportivos", ressaltou o prefeito Flá.
 
O verdadeiro troféu
 
Por mais importante que seja a conquista do ouro em competições esportivas, nem sempre isso é o sinônimo de glória, o mais cativante é ver os idosos se sociabilizando e a autoestima deles alcançando os pódios mais altos. "Eu que participo há quinze anos, vejo que a cada competição há uma melhora deles no que se refere a problemas de saúde, a própria depressão diminui durante a prática dos exercícios e do próprio fato de criar essa atmosfera de competição no JORI. E é isso que é bonito nos jogos, conhecer outras pessoas, de outras cidades, estarem realmente fazendo amizades", comentou Maria Odete, mostrando a verdadeira motivação de estarem sempre empenhados em apoiar a prática esportiva entre os idosos.
 
Os Jogos Regionais do Idoso acontecerá no Ginásio Municipal Antônio Ramon do Amaral e vão até o dia 03 de junho.

Comentários