Qual Ministro eu sou? Professor do Mackenzie lança livro sobre funcionamento do Supremo Tribunal Federal

Com linguagem contundente e simples para todos os cidadãos, a obra aborda como funciona o STF – a mais alta instância do poder judiciário brasileiro - e o papel dos ministros que compõem o tribunal.

Voltado aos leigos, ou seja, para as pessoas que não têm formação jurídica, e até mesmo algum grau de conhecimento acerca do poder judiciário, Qual Ministro eu sou?, é direcionado àqueles que queiram entender a história do STF (Supremo Tribunal Federal), seu funcionamento e o papel dos 11 ministros.
Segundo o autor, Edilson Vitorelli, professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas e procurador da República em Campinas, o funcionamento do STF deve ser claro para todos os cidadãos, não só para especialistas. Por isso, a interpretação é de fácil compreensão, objetiva e de linguagem simples, isto é, sem juridiquês. "Além disso, para ilustrar e tornar a leitura mais prazerosa, o livro traz 17 casos importantes que o STF julgou nos últimos anos e que mudaram a vida de todos os brasileiros", detalha Vitorelli, que também é autor e coautor de diversos outros livros no cenário jurídico e acadêmico.
Supremo Tribunal Federal: o guardião da Constituição
Trata-se da mais alta instância do poder judiciário brasileiro e acumula tanto competências típicas de uma suprema corte, ou seja, um tribunal de última instância, como de um tribunal constitucional, que seria aquele que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos. Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça à Carta Magna. Das decisões do STF não há recurso.
Serviço
Livro: Qual Ministro eu sou?
O exemplar está disponível para pré-venda no site www.editoradplacido.com.br
Preço: R$ 39,92
Autor: Edilson Vitorelli é professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, procurador da República em Campinas, São Paulo. Doutor em Direito pela UFPR e mestre em Direito pela UFMG, foi Juiz Federal na 4ª Região e Procurador do Estado de Minas Gerais. Foi também Professor visitante na Stanford Law School e pesquisador visitante na Harvard Law School.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Comentários