Amigos transformam hobby em negócio e faturam mais de R$1 milhão em um ano vendendo cerveja com tangerina e manga
Os paulistanos Leonardo Satt, Luciano Silva e Bruno Moreno juntaram suas próprias marcas de cerveja e criaram a Dogma, que já possui seu próprio bar no centro de São Paulo, além de uma loja virtual onde é possível encontrar desde copos até bonés com o logo da marca
Os três se conheceram nas produções caseiras e acabaram se tornando grandes amigos. O curioso é que cada um já tinha sua própria cervejaria cigana. Bruno era proprietário da Serra de Três Pontas, Luciano era da Noturna e Leonardo tinha a Prima Satt. “Nosso objetivo em criar a Dogma foi dedicar nossas energias e esforços em uma única marca e com isso tornar ela ainda mais forte e reconhecida no mercado de cervejas artesanais”, explica Satt.
Mas não é apenas o sabor que é prioridade na hora de produzir um novo rótulo. “Uma boa receita começa com muito estudo, então é necessário conhecer bem os insumos e as técnicas que envolvem a utilização deles. Antes de iniciar uma receita eu faço uma espécie de organização mental de como que quero que ela fique e assim vou desenvolvendo a receita”, ressalta Moreno. Com o objetivo de proporcionar uma experiência única para o consumidor, a marca também investe em nomes criativos e nos rótulos das bebidas. A identidade visual da Dogma foi feita pelo estúdio FORM, em parceria com o ilustrador Caio Stolf.
Hora de se reinventar
Por conta do sucesso das cervejas, a marca recentemente adquiriu sua própria enlatadora, ou seja, rótulos que até então não eram vendidos nesse formato agora serão enlatados na hora dentro do bar. O investimento do projeto foi de R$160mil.
Além do bar, a marca investe em uma loja virtual onde é possível adquirir itens como bonés, camisetas, copos e taças com o logo da Dogma. “Queremos crescer cada vez mais, por isso estamos ampliando nossa atuação em diferentes canais, pois apesar do mercado estar em alta, é necessário sempre se reinventar para não ser só mais uma” diz Silva. Além de São Paulo, a marca está presente em regiões como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Distrito Federal.
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A relação do empreendedor com a cerveja era a de ser um consumidor comum. Mas no começo dos anos 1990 surgiu um convite para que o então Engenheiro Elétrico de formação projetasse a logística de distribuição da Cerpa (que começava a chegar a São Paulo). Como Marcelo estava em busca de um novo desafio profissional, aceitou o convite e um ano e meio depois (em 1992) ele já era o Gerente da Equipe Comercial.
Com faro empreendedor, Marcelo Stein identificou que não havia oferta de cervejas especiais no Brasil e viu nisso uma oportunidade de negócio. O fato de o pai trabalhar com Comércio Exterior o motivou a propor uma sociedade para montarem uma empresa de importação – junto ainda com o irmão. E em 1993 começava a história da Bier & Wein Importadora – a maior importadora independente de cervejas do Brasil.
O sucesso foi tão imediato que em 2013 a marca decidiu lançar sua própria franquia, a Confraria Paulistânia. O objetivo da rede é aumentar a distribuição da Paulistânia, marca própria da Bier & Wein, e também das marcas que são importadas com exclusividade para o Brasil.
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