Reflexões:- Pessimismo, treva na alma




Adelvair David davidesp.weebly.com
www.addavid.blogspot.com 
 
A questão do pessimismo é um fato que se pode observar no comportamento humano, poucos não o possuem mesmo que discretamente como um secreto inimigo conspirando contra as melhores realizações.

Qualquer que seja o entendimento que se tenha, em qualquer classe social e nível cultural existe este impeditivo emocional obstando o crescimento e dificultando, senão retardando a concretização de muitas coisas em todos os âmbitos que possa imaginar da vida humana.

Existem muitos sofrimentos imaginários, decorrentes da baixa capacidade de entendimento da pessoa que teme o que desconhece, se conhecesse o que está temendo não sofreria ou saberia que providência tomar para não sofrer ou sofrer menos.

Nas relações humanas o pessimismo traz muitos sofrimentos, o que aprendemos é que, em que pese as razões dos fatos, a maior parte dos sofrimentos são interpretações do orgulho, do contrário eles não existiriam, vemos pessoas desacreditadas das outras até mesmo no seu círculo próximo, afirmando não poderem confiar em ninguém, mostrando profunda dependência das atitudes alheias para definir o seu bem estar. Ninguém lesa ninguém em nenhum sentido que se possa imaginar, quando faz o mal a pessoa projeta consequências dolorosas para si mesma e vai se encontrar com estas consequências na caminhada da sua vida, se aquele que foi prejudicado não agasalhar no coração a mágoa, o ressentimento, o ódio, o desprezo não sofrerá e deixará cada um ser como é. Pode-se desfazer equívocos quando estes colocarem em risco algum departamento da vida, se for necessário até buscar a justiça, porém, não se deve desenvolver sentimentos negativos a respeito de quem os praticou, afirmou Jesus, "amai os vossos inimigos, orai pelos que vos caluniam e vos perseguem", nos ensinando que o mal é problema do seu autor e que ele é tão infeliz que precisa da misericórdia e do amor de quem ele ofendeu, assim é o amor de Deus por todos os homens, e o criador não conta as vezes que perdoa os seus filhos em cada dia de suas vidas.

É preciso conquistar o otimismo, ele é o produto de uma vida reta e amorosa, do dar sem a necessidade de receber, não é o resultado do grau de intelectualidade, mas de maturidade espiritual, é a resposta da consciência que fica tranquila quando se aprende a fazer o que se deve e não o que se quer.


ENQUANTO O PESSIMISMO É TREVA NA ALMA, O OTIMISMO É A LÚCIDA RESPOSTA DO HOMEM BOM AOS MALES DO MUNDO.
 
 

 

Comentários