Para a ISKU a lealdade é a virtude mais importante

Hanshi Robert Burgermeister (foto), Sho-Shihan e presidente da International Seishinkai Karate Union (ISKU)

A lealdade sempre vale a pena no Japão. Depois do falecimento de Soke Tatsuno em 1999, dois grupos se separaram de Seishinkai e estabeleceram seus próprios kais, Kunibakai e Renseikai. Naquela época, o antigo ISKU que foi fundado pelo falecido Soke Tatsuno em 1998, perdeu todos os dojos e Seishinkai quase deixou de existir. No entanto, quando revivei o kai em 2003, restabeleci a linhagem tradicional do Soke e, como consequência, o novo ISKU foi aceito por Soke Harada. Conheço o Soke Harada desde 1998 quando o conheci em Berlim quando ele estava na Alemanha com o falecido Soke Tatsuno. Desde então, realizamos juntos muitos seminários Seishinkai em vários países. Nos últimos 20 anos, Seishinkai cresceu e se tornou um kai internacional, e há 4 anos comecei a me certificar de que todos os professores da ISKU são reconhecidos pelo Soke Harada por um título de Shogo (título do professor) de acordo com seu nível de experiência e idade. E em 2018, eu comecei a nova divisão Seishinkai Kobudo e me certifiquei de que todos os professores de Kobudo da ISKU fossem reconhecidos pela Soke Harada, e a Soke Harada reconhecesse a nova divisão do Kobudo. Depois de estar com Soke Harada por 21 anos e liderar o kai por quase 20 anos, Soke Harada me promoveu ao 9º Dan Seishinkai Motobu-ha Shitoryu.

Seishinkai estava sob administração estrangeira em 1959-1968, e quase deixou de existir em 1992 e 1999, quando o atual Soke faleceu. Meu objetivo é estabelecer muitas filiais da ISKU em todo o mundo em todos os continentes, com um forte Shihan-kai internacional para que Seishinkai se torne uma entidade internacional que está presente em muitos países e em todos os continentes e liderada por professores competentes certificados pela Soke do estilo.

Desde 1999, a ISKU realizou seminários, reuniões e eventos de Karate nos seguintes países: Suíça, França, Bélgica, Grécia, Hungria, Singapura, Alemanha, Portugal, Itália, Dubai, UAE, Turquia, Índia, Nepal, Japão, Canadá e nos EUA: Virginia, Flórida, Georgia, California.


Objetivos da ISKU
1) Ser uma plataforma internacional para o karate-ka de mente aberta de todos os estilos tradicionais de karatê japonês e de Okinawa. Acreditamos que o caráter de um indivíduo e a paixão pelo verdadeiro caratê são mais importantes do que uma afiliação a um determinado estilo de karatê. Apesar de aceitarmos dojos de todos os estilos de karate japoneses ou de Okinawa, no entanto praticamos e representamos unicamente o nosso tradicional estilo de karate "Seishinkai Motobu-ha Shitoryu".

2) Aceitar pessoas de todos os países praticando um estilo tradicional de karatê, sem discriminação por sexo, raça, religião ou origem de estilo. Nossos dojos associados podem manter contato com suas organizações originais de estilo karate ou organismos nacionais, sem conflito de interesses.

3) Ser um centro educacional internacional de valores tradicionais do Karate: treinamento de kihon e preservação do kata tradicional, educação em valores humanos no espírito do budo e filosofia zen, bem como busca de amizade e harmonia entre todos os dojos associados de vários países e culturas.

4) Organizar eventos internacionais de karatê em todos os continentes no contexto de uma estrutura multinacional. Nós não faremos o karatê político e não nos envolveremos na política dos corpos nacionais de karatê de qualquer estilo ou seção. Em vez disso, fornecemos uma alternativa verdadeira para aqueles que buscam educação adicional na tradição e nos valores do karatê e do budo.

Comentários