O karatê como ferramenta no combate a Dificuldades de Aprendizagem

 
Dr. Flávio Rodrigo Masson Carvalho – PhD Psicopedagogo - ABPp Nº de Inscrição: 13397 equilibriumtc@hotmail.com
 
O KARATÊ é uma Arte Marcial e também é um esporte que pode ser praticado por todos, em todas as faixas etárias, principalmente por crianças e jovens que apresentam distúrbio de comportamentos, tanto na escola como no convívio familiar, pois essa prática desportiva acaba com agressividade. O karatê desenvolve a conscientização da corporeidade em relação ao meio, espaço, tempo, ritmo e velocidade, bem como o desenvolvimento de habilidades psíquico motoras. Além disso o karatê promove o desenvolvimento da disciplina, e produz em seu praticante um enorme senso de respeito.
O esporte é reconhecidamente a mais harmônica e saudável das atividades de integração criada pelo homem. No contexto educacional, ele se mostra extremamente benéfico na formação do indivíduo, física e mentalmente, e a pratica do karatê promove no ser o desenvolvimento da espiritualidade.

O karatê não é apenas uma arte marcial em que o objetivo do adversário é apenas lutar, vencer seu adversário, que é muitas vezes erradamente tido como inimigo.

As aulas de karatê, do início ao fim, são envolvidos na riqueza de uma filosofia que transforma a disciplina e o equilíbrio mental em forma de viver e respeitar o semelhante. O respeito está acima de tudo.

O karatê, em todos os seus aspectos e princípios, é excelente ferramenta para trabalhar com indivíduos com dificuldades, e até com distúrbios de aprendizagem.

O karatê, através da sua prática sistemática, promove o crescimento e desenvolvimento harmônico, o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas, o desenvolvimento da efetividade e a integração social, bem como a introdução aos fundamentos básicos da modalidade.

E no karatê o aluno passa a ter uma noção básica do idioma japonês, já que todas as aulas, comandos, são na língua nipônica.

O karatê se apresenta para o aluno como uma ferramenta ou como um meio canalizador dos sentimentos hostis para fins úteis, evidenciando o instinto de vida, liberando mecanismos de defesa do Ego, do qual o aprendiz se livra dos impulsos agressivos, lançando-os no ambiente de forma construtiva e valorizada. O aprendizado desta arte marcial proporciona virtudes necessárias para uma atuação social positiva: união, amizade, respeito e disciplina, visando conter o espírito agressivo dos alunos.

Nesta perspectiva, pretendeu-se verificar as contribuições do Karatê no auxílio ao combate da agressividade no contexto escolar, observando se há minimização da agressividade na escola e as formas mais efetivas pelas quais contribui para a formação do caráter do praticante.

Através da literatura se verifica que o Karatê desenvolve o físico, dando ao praticante agilidade e destreza, mas também desenvolve a mente, tornando o jovem calmo, seguro e confiante, proporciona harmonia, princípios de respeito, domínio próprio, determinação e humildade.

Aprendizagem envolve muitas variáveis, é preciso levar em conta que a aprendizagem envolve muitas variáveis e aspectos, como questões sociais, biológicas, cognitivas, entre outras.

O primeiro viés a se levar em conta no que tange a Dificuldade de Aprendizagem é a importância da multidisciplinaridade integrada. Ou seja, quando nos referimos à Dificuldade de Aprendizagem, estamos falando sobre um ser que possui uma maneira diferente de aprender.

Se trata de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. É essencial que o diagnóstico seja feito o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.

É interessante frisarmos que a maior parte destes problemas de Dificuldade de Aprendizagem podem ser resolvidos no ambiente escolar, haja vista que se tratam, de questões psicopedagógicas.

As principais dificuldades de aprendizagem são associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Porém, é arriscado falar somente em uma causa biológica. Frequentemente, alunos que apresentam sintomas relativos a problemas de atenção, ansiedade ou agitação desenvolvem esses problemas por causa de algum conflito pessoal ou familiar — e não por razões de ordem fisiológica.

Para a identificação de alguma possível dificuldade de aprendizagem, o papel do professor é fundamental.  Afinal, ele tem contato diário e próximo com o aluno, além de ter fácil acesso aos grupos que o cercam — família, amigos e outros professores. A rotina da escola - realização de tarefas em grupo, simulados e outras atividades - também é muito propícia para identificar queixas dos alunos que podem apontar (ou não) para casos de dificuldade de aprendizagem.

Porém, antes de lançar qualquer possibilidade de diagnóstico, é preciso que o aluno passe uma avaliação especializada com profissionais da área de saúde.

Esta é uma medida indispensável, pois a realização de avaliações superficiais tem causado um aumento no número de crianças e adolescentes que são desnecessariamente submetidos a tratamentos medicamentosos.

Todos nós sabemos que o esporte traz muitos benefícios para a saúde da criança, porem existe esporte que tanto beneficiam a saúde física da criança, como também influenciam no desenvolvimento emocional, mental e intelectual sendo um esporte que traz benefícios para o desenvolvimento geral da criança, podendo ser considerado um esporte completo e uma dessas modalidades de esporte completo é que traz muitos benefícios para a criança, é o Karatê ele além de trazer muito benefícios do esporte também melhora o comportamento da criança tornando-a mais sociável e amiga, pois ela aprender as noções de respeito e companheirismo da criança. Melhora a concentração; Melhora o equilíbrio nervoso; Desenvolve a flexibilidade e a coordenação; Contribui para que a criança tenha uma postura corporal adequada. Desenvolve a autoconfiança e o sentimento de segurança; Desenvolve os aspectos motores, cognitivos e afetivos; Desenvolve a coordenação motora, a lateralidade e a orientação de espaço temporal e equilíbrio; Promove a disciplina, dando a criança, noção de limite e compreensão de respeito com os outros; Promove o desenvolvimento de sentimentos como: amizade, companheirismo e paciência; Melhora o condicionamento físico fazendo com que a criança seja mais saudável e Auxilia no crescimento.

Além de todos esses benefícios o karatê também auxilia no tratamento de crianças hiperativas, inquietas, agressivas e com falta de limite, pois ele consegue modificar o comportamento dessas crianças, porem o karatê é uma modalidade de esporte excelente para todas as crianças e ela pode ser iniciada em algumas academias a parti só três aninhos e quanto mais cedo você colocar a criança para a prática desse esporte, mais cedo receberá todos esses benefícios que o karatê proporciona para que ele cresça saudável e com um bom desenvolvimento físico, mental e emocional, pois o karatê faz com que a criança seja beneficiada em todos os aspectos do seu desenvolvimento por ser um esporte completo e muito benéfico para todas as crianças.


Referências:
CARVALHO, Flávio Rodrigo Masson Carvalho. Projeto de Extensão: O karatê na escola como ferramenta educacional. Um enfoque psicopedagógico. UNIBAVE. Orleans, 2016, 2017.

CARVALHO, Flávio Rodrigo Masson. Psicanálise e Psicopedagogia: Contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia. Editora A Moderna. Jales, 2010.

CARVALHO, Flávio Rodrigo Masson. DIREITOS HUMANOS E DEVERES ESPIRITUAIS. Edição do Autor. Orleans, 2017.
 

 

Comentários