Ipem-SP encontra irregularidades em papéis higiênicos e toalhas de papel de linha institucional, em Birigui

 
Ação conjunta das regionais do instituto em Araçatuba e São José do Rio Preto, resultou numa das maiores apreensões
de papéis higiênicos e toalhas de papel com prejuízo ao consumidor
 
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado e delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, realizou na última segunda-feira, 25 de março, operação especial em produtos pré-medidos (embalados e pesados sem a presença do consumidor), em fábrica de papéis localizada  em Birigui (SP).
 
A fiscalização, com origem de denúncia recebida pela Ouvidoria do Ipem-SP, ocorreu com apoio da equipe da Polícia Civil, chefiada pelo delegado Marcelo Cury.
 
"Realizamos essa força-tarefa na fábrica, após denúncia, para proteger o consumidor ao evitar que produtos irregulares chegassem ao mercado, e consequentemente à população, sendo esta, uma das maiores apreensões do instituto no Estado de São Paulo", explicou o superintendente Ricardo Gambaroni.
 
Confira a tabela com as irregularidades encontradas pelas equipes do Ipem-SP https://tinyurl.com/yytr644a
 
Além de confirmar se o comprimento e a largura dos papéis higiênicos e toalhas de papel estão de acordo com o descrito na embalagem, o Ipem-SP também avalia se o produto segue a padronização obrigatória exigida pelo Inmetro.
 
O estabelecimento autuado tem 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
 
Orientação para o consumo
 
O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.

Comentários