Conselho Municipal de Cultura não foi consultado sobre demolição de estação e se manifesta contra


O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Caique Teruel, afirmou, na noite desta segunda-feira (25), que o órgão não foi consultado e que é contra a demolição da antiga estação ferroviária de Araçatuba, localizada na Avenida dos Araçás.
Ele disse que os conselheiros só tomaram conhecimento da possibilidade de a Prefeitura demolir o prédio por meio da reportagem do Regional Press e da Band FM 96,9.
“Foi uma surpresa para todos nós. Isso não chegou nem perto da pauta do Conselho”, afirmou Teruel. “O Conselho é unânime neste posicionamento, que é não à demolição”, completou.
Conforme e-mail enviado pela assessoria de imprensa da Prefeitura, após questionamento da reportagem, o objetivo da demolição é proporcionar “uma melhor urbanização da área e integração da zona sul com a zona norte”.
A decisão, no entanto, desagradou boa parte dos moradores da cidade. Historiadores e arquitetos também se manifestaram contrários à ideia de destruição do espaço. A Prefeitura ainda não sabe o que fará no local e disse que será contratada uma empresa para elaborar um projeto de revitalização do local.
Após a repercussão negativa na internet (um grupo chegou a criar uma página no Facebook, denominada “Somos contra a demolição da estação”), o secretário de Planejamento recuou e disse que a demolição é “uma possibilidade em estudo”.
O presidente do Conselho disse que vai se reunir, nesta semana, com representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e de Cultura para discutir o assunto. Depois, um documento deverá ser redigido com o posicionamento oficial do órgão.
Internautas estão organizando um abraço simbólico na estação ferroviária de Araçatuba. O evento está marcado para as 10h deste sábado (30), às 10h.

Comentários