Administrado pela Santa Casa de Marília, AME de São Carlos completa um ano com 5 mil atendimentos/mês

Ambulatório Médico de Especialidades foi inaugurado em 28 de março de 2018
 
Administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Marília em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São Carlos completa um ano de atuação com média de 5 mil atendimentos/mês. A unidade tem um perfil ambulatorial clínico de alta resolutividade em diagnóstico com utilização de tecnologia de ponta em equipamentos, oferecendo consultas, exames e orientação terapêutica, além de cirurgias de pequeno porte, com o principal objetivo de garantir apoio às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).
 
 
"Atendemos grande quantidade de municípios e estamos satisfeitos com os resultados obtidos neste primeiro ano de funcionamento. Trabalhamos para aperfeiçoar cada vez mais os nossos atendimentos em busca da excelência", comentou a coordenadora geral do AME de São Carlos, Érica Legutcke.
 
O 1º vice-provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, destacou o grande sucesso do AME de São Carlos neste primeiro ano de funcionamento. "É motivo de muito orgulho para nós ver o nosso modelo de gestão se destacando em um sistema de saúde pública de outro município. Como Organização Social de Saúde, cumprimos com o nosso papel, que vai além da unidade hospitalar filantrópica, que em abril de 2019 completa 90 anos com uma extensa ficha de serviços prestados em saúde para a população da região de Marília. Agora também estamos levando a nossa eficiência administrativa para diversas cidades da região de São Carlos".
O Relatório de Atividades de 2018 aponta que o AME de São Carlos realizou 29.954 atendimentos, sendo 14.806 exames, 12.964 consultas médicas, 1.602 consultas não médicas (enfermagem, farmácia e nutrição) e 582 cirurgias.
A unidade atende nas especialidades médicas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia e metabologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia e hemoterapia, mastologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia e urologia. O AME também realiza procedimentos cirúrgicos dermatológicos e biópsias de próstata e de mama.
Entre os exames realizados pelo AME de São Carlos estão: avaliação urodinâmica completa, campimetria computadorizada, coleta de material para exame laboratorial, colonoscopia, ecocardiografia de estresse, ecocardiografia transesofágica, ecocardiografia transtorácica, eletrocardiograma, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, endoscopia, espirometria ou prova de função pulmonar completa com broncodilatador, mamografia, mapeamento de retina, monitoramento pelo sistema holter 24h (3 canais), monitorização ambulatorial de pressão arterial, nasofibroscopia, paquimetria ultrassônica, radiografia em geral, teste de esforço/teste ergométrico, ultrassonografia em geral.
A Rede de Ames tem sido ampliada pela Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de garantir o acesso a serviços de saúde de média complexidade para toda a população de maneira rápida, integral e resolutiva.
E é exatamente isso o que o AME de São Carlos tem feito para viabilizar o acesso ao atendimento em especialidades médicas e diagnóstico à população da Rede de Saúde Coração, nos municípios de Descalvado, Ibaté, São Carlos, Porto Ferreira, Dourado e Ribeirão Bonito.
Além disso, a unidade ambulatorial também recebe pacientes de Água Vermelha/ São Carlos, Américo Brasiliense, Araraquara, Avaré, Barretos, Boa Esperança do Sul, Borborema, Brotas, Curupa/Tabatinga, Dobrada, Espírito Santo do Pinhal, Gavião Peixoto, Guaraci, Guarapiranga/Ribeirão Bonito, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Ipuá, Itirapina, Matão, Mogi Mirim, Motuca, Nova Europa, Pongaí, Rincão, Rio Claro, Salto, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Ernestina, Santa Eudoxia/São Carlos, São Joaquim da Barra, São Paulo, Sumaré, Tabatinga, Taiacu, Taquaritinga, Terra Roxa, Trabiju, Vargem Grande Do Sul e Viradouro.
Com área física de 1.307,81 m², o AME de São Carlos conta com 10 consultórios médicos e outros três para atendimentos de enfermagem, farmácia e nutrição, sala de curativos, sala de observação, bloco cirúrgico contendo uma sala de procedimentos e duas salas de exames, além de unidade recuperação pós-anestésica com quatro leitos, sala de lavagem, central de material esterilizado, copa, nove salas de exames, recepção, sete salas administrativas, farmácia, dois almoxarifados, call center, expurgos e sala de coleta de exames laboratoriais.
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários