1ª Semana da Saúde promove intensas atividades à população entre os dias 1° e 6 de abril

Na última reunião realizada na segunda-feira, dia 25, a equipe de organização da 1ª Semana da Saúde fez os últimos ajustes para melhor atender a população neste grandioso evento de promoção de saúde
 
Na segunda-feira,25 de narço, a equipe referencial de organização da 1ª Semana da Saúde esteve reunida para ajustar os detalhes finais do evento que será realizado entre os dias 1° e 6 do mês de abril. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a Semana da Saúde terá uma intensa programação objetivando a conscientização da prevenção e diagnósticos de doenças, informando à população os serviços ofertados pela rede de atenção básica de saúde.

A Semana integrará atividades à população como orientação sobre automedicação e uso racional de medicamentos, averiguação pressão arterial, avaliação física, teste de glicemia, orientação com psicólogos e sobre o calendário vacinal, dengue, leishmaniose, escorpião, posse responsável de animais e amianto, avaliação de câncer bucal, entre outros.

Também será focado em temas e ações como fisioterapia com a apresentação da Alto Massagem; testes rápidos para detecção e prevenção de doenças contagiosas como o HIV, Hepatites e sífilis; atividades no stand de psicologia e no stand do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Jales), com orientações sobre transtornos emocionais; e as PICS (Praticas Integrativas Complementares em Saúde), que terá um espaço para orientar a população sobre as práticas integrativas como da Medicina Tradicional Chinesa e o Yoga.

A Semana da Saúde conta com a parceria da Unijales, IEP (Instituto Educacional Profissionalizante), Hospital de Amor, Etec (Escola Técnica do Estado de São Paulo), AME (Ambulatório Médico de Especialidades), UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Santa Casa de Misericórdia de Jales, Corpo de Bombeiros, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o NASF – AB (Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica) promovendo explicações e aprimoramentos técnicos sobre Psicologia e Fisioterapia.

Além da Semana, já é disponibilizado em todas as ESFs de Jales aulas de atividades físicas para promoção a saúde, prevenção de agravos e qualidade de vida.

Programação - A Semana da Saúde vai oferecer atividades em quatro diferentes pontos da cidade. Na segunda-feira(1°), as Unidades do Roque Viola, Paraíso e UniAmérica irão efetuar as ações na igreja do Jardim São Judas Tadeu – Paróquia São José Operário, das 14h as 17h

Na terça-feira (2), as Unidades do Jacb, Arapuã e Novo Mundo vão realizar as atividades na igreja do Arapuã – Comunidade Nossa Senhora Aparecida, das 14hrs às 17hrs.

Na quarta-feira (3), as Unidades do Jardim Municipal, Oiti e São Jorge seguirão com as intervenções das 14hrs às 17hrs, no salão do CCI (Centro de Convivência do Idoso) localizado na Rua Itapura, 1642, Jardim São Jorge, ao lado da UBS.

Na quinta-feira( 5), será realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde na Escola Vocacional de Jales com atividades de formação e reflexão sobre assuntos voltados a saúde pública, das 8hrs às 17hrs.

E para finalizar, no sábado (6), as atividades serão desempenhadas na Praça João Mariano de Freitas, mais conhecida como Praça do Jacaré, durante toda a manhã das 8 às 12h. Será realizada também uma caminhada que terá como finalidade incentivar a atividade física e promoção da saúde.

Comentários