SBT, TV Globo e Record divulgam vídeo fake como sendo da tragédia de Brumadinho


Cenas na verdade são de um vídeo de 2017, mais exatamente de Laos, país do sudeste asiático.

 
Um video fake que mostra a onda de lama da barragem de Brumadinho arrastando tudo que vê pela frente caiu na internet e SBT, TV Globo e Record acabaram divulgando como verdade em sua programação durante o final de semana.
No SBT, o caso foi durante o seu principal telejornal, o “SBT Brasil”. Durante VTs sobre o ocorrido, foram ao ar imagens do que seria o momento exato do vazamento da barragem da empresa Vale, que provocou todo o estrago.
Apenas no final do telejornal, após repercussão na web, o SBT se retratou e consertou o erro dizendo que se tratava de um vídeo de 2017, mais exatamente de Laos, país do sudeste asiático.
Já na Globo, o vídeo foi transmitido no “Jornal Hoje” de sábado que era apresentado pela Maria Júlia Coutinho. Apesar do erro, a emissora não retratou.
Por fim, pela manhã de domingo (27), a Record TV também exibiu um vídeo falso atribuído à tragédia, dentro do “Fala Brasil Especial”, apresentado por Lidiane Shayuri e Patrícia Costa neste sábado.
No ar, era possível ver vacas sendo arrastadas supostamente pela barragem de Brumadinho. No entanto, na realidade, era de uma enchente do fim do ano passado.
Ao término da edição, Lidiane pediu desculpas pelo vídeo errado e explicou do que se tratava.

 

Comentários