Energia recuperada em Jales é suficiente para abastecer Urania por 45 dias

ELEKTRO DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA

Em 2018, concessionária identificou 122 casos em Jales
 
 Em operações conjuntas com Polícia Civil, a Elektro, distribuidora do Grupo Neoenergia, recuperou em Jales, 2.1 milhões de KWh (quilowatt hora), energia suficiente para abastecer o município de Urania, com 9 mil habitantes, por 45 dias. No município foram identificados 122 casos de irregularidades em comércios, empresas e residências nos bairros: Centro, Jardim do Bosque, Santo Expedito e Zaffani.
Energia recuperada é o suficiente para abastecer o município de Urania durante 45 dias
 
As perdas contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estabelecer o quanto a energia custa para cada área de concessão.
Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.
 
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site: www.elektro.com.br
 
Orientação de segurança
Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, "gatos" corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.
Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança.
A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como ar condicionado, chuveiro, ferro de passar roupa, freezer, entre outros.
 

Comentários