Sesc Rio Preto participa do Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

A programação é composta por dois bate-papos, realizados nos dias 5 e 12/9,  direcionados aos jovens, pais, educadores e demais interessados.
                  
    Apesar de estarmos em pleno século XXI, muitos assuntos ainda são considerados como tabus e não são discutidos abertamente em nossa sociedade. Um deles é o suicídio, geralmente causado por uma depressão que pode ser confundida com uma simples tristeza. Assim, o fato de ter algum membro na família diagnosticado com um quadro de depressão e necessitar de auxílio de psicólogos ou psiquiatras, ainda gera certo desconforto na sociedade e sem o tratamento adequado este indivíduo pode chegar ao ato de tirar a própria vida.

    Na contramão dessa realidade e apoiando o Mês Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, o Sesc Rio Preto realiza uma programação direcionada a jovens, pais e educadores para que o assunto possa ser conversado, identificado e tratado nos núcleos familiares ou escolares. 

    Composta por dois bate-papos, conduzidos pela psicóloga Claudia Lofrano, a programação procura auxiliar os jovens nas formas de prevenção ao suicídio, assim como discutir as formas de identificar uma depressão. A ação também prevê um encontro para ajudar pais e educadores a identificarem os sinais da depressão por meio da alteração do comportamento dos jovens e adolescentes ou então assessorar os responsáveis, após a confirmação de um diagnóstico de um quadro de depressão, com ações que possam ser adotadas para acolhê-lo.

    A programação integra o programa Juventudes do Sesc Rio Preto, que tem como objetivo desenvolver conteúdos que possam contribuir à ampliação do universo cultural dos jovens, a partir da convivência, da troca de experiências, do compartilhamento de informações e da participação efetiva em projetos realizados pela instituição, buscando promover as capacidades expressivas, o autoconhecimento, a solidariedade e o respeito à diversidade e atitudes éticas.

Sobre o Setembro Amarelo
    Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A campanha foi iniciada no Brasil, pelas instituições CVV – Centro de Valorização da Vida, CFM – Conselho Federal de Medicina e ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria.  Suas primeiras atividades foram realizadas em 2015 e se concentraram em Brasília.
Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
    A população pode participar da campanha por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.
Sobre Claudia Lofrano
            Psicóloga, especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o tema: O atendimento à queixa escolar. Psicóloga escolar por 10 anos, atualmente está no Centro de Estimulação da Aprendizagem, órgão da prefeitura de Mirassol, da qual é uma das fundadoras há 22 anos. Gestora no CRP, membro do Núcleo de Educação e Medicalização, da Comissão de Direitos Humanos e coordenadora Regional da Comissão de Ética.

PROGRAMAÇÃO

BATE-PAPOS
PODE NÃO SER APENAS TRISTEZA – DEPRESSÃO: COMO IDENTIFICAR E PREVENIR
A proporção de jovens que tiram a própria vida é alarmante e pouco se discute sobre isso. Vamos quebrar esse tabu e discutir formas de prevenção. Inscrições no local.
Dia 5, quarta, às 16h.
Uso Múltiplo. 25 vagas. Grátis. 14 anos

ENCONTRO ENTRE PAIS E EDUCADORES
JUVENTUDE, DEPRESSÃO E SUICÍDIO
Ao perceberem sinais de alerta no comportamento de adolescentes e jovens, ou após a confirmação de um diagnóstico oficial, pais e educadores podem se perguntarem: como podemos ajudar? Neste encontro a psicóloga Claudia Lofrano orientará sobre este tema tão comum e ao mesmo tempo silencioso e por muitos, considerado ainda como tabu. Inscrições no local.
Dia 12, quarta, às 20h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. livre

Comentários