Mantendo a tradição do Karate Shotokan

por Flávio Rodrigo Masson Carvalho


O Grande Mestre, Pai do Karate Moderno, Gichin Funakoshi disse uma vez: Para procurar o antigo é entender o novo. O velho, o novo, isso é uma questão de tempo. Em todas as coisas o homem deve ter uma mente clara. O Caminho!

O Sensei Don Owens, 9º Dan de Karate Shotokan, e Presidente da International Shotokan-ryu Karate-do Shihankai, uma organização que reúne os Mestres do Karate Shotokan, disse: "Como cada ano se desdobra, a diluição do karatê de uma arte marcial para um esporte está se tornando mais aparente. O cobiçado grau de Dan está se banalizando com o karate-ka, que parece mais interessado em finanças do que em padrões. É, portanto, evidente que as formas tradicionais estão sendo perdidas e com elas o respeito, honra e treinamento duro que sintetiza o aspecto budo / bushido de nossa arte. Cabe aos que têm interesse em nosso estilo garantir que a Shotokan-ryu continue a manter suas raízes clássicas e tradicionais em todo o mundo".

A International Shotokan-Ryu Karate-do Shihankai (ISKS) foi inaugurado em junho de 2004. E é aberta somente para caratecas apartir de 5º Dan. É, portanto, a crença dos membros da ISKS que um verdadeiro karatê Shotokan deve ser de profundas qualidades de espírito, enquanto se esforça para a excelência em tudo o que ele / ela faz. Isso reflete a dedicação e disciplina para permitir a prática contínua e o crescimento em uma arte marcial. Eles devem ter altas habilidades em combate, mas também os atributos morais para seguir o conjunto de obrigações e etiqueta que ajudam a estabelecer a ordem, não apenas no dojo Shotokan, mas em sua vida e sociedade em geral, salienta o Sensei Owens.
Sensei Don  Owens e Mestre Asai na foto

Para isso, as 7 virtudes do budo / bushido devem ser seguidas. São eles: jin (benevolência), gi (honra e justiça), rei (cortesia e etiqueta), chi (sabedoria, inteligência), shin (sinceridade), chu (lealdade) e koh (piedade).

E ainda segundo Sensei Owens: "é uma grande honra ser convidado ou recomendado a se juntar a ISKS, mas uma honra ainda maior para ser aceito na irmandade. Em resumo, os Shihankai, aceitando por recomendação apenas os karatecas Shotokan internacionais seniores que nos são conhecidos, assegurarão que os nossos padrões sejam mantidos com uma mente clara. Nós, portanto, transmitiremos às futuras gerações, através dos valores e ensinamentos de seus semelhantes, o grande legado que O sensei Funakoshi deixou para nós e faremos isso direito e bem."

Sensei Don Owens começou a treinar karate aos 14 anos de idade, tendo como seu primeiro Sensei Hiroo Yamashiro, que continua sendo seu Sensei até hoje no Canadá.

Segundo Sensei Owens, em entrevista concedida a mim: "Meu Sensei Yamashiro teve a maior influência em minha vida. Eu estou com ele há mais de 50 anos. Quando jovem, ele me mostrou a maneira correta como um homem deve agir em sua vida, não tanto pelas palavras, mas pela maneira como agia e se comportava na vida. Ele se tornou meu mentor, meu pai, meu amigo e modelo. Até hoje ele nunca mudou. Eu tenho muita sorte de tê-lo em minha vida".

Outra coisa muito linda e importante que me disse Sensei Owens: "é difícil separar o karate de quem somos. Pensamos e agimos todos os dias usando lições de vida que o karatê nos ensinou sem pensar sobre isso, porque é parte de nossa maquiagem.

Há muitas coisas que vêm à mente que o karatê fez por mim. No entanto, acho que por enquanto, neste momento da minha vida, acredito que me deu a chance de ser o sensei, o mentor e ajudar as pessoas em sua jornada. Como você está bem ciente quando você ajuda os outros, você ajuda a si mesmo".

E finalizando a entrevista que me concedeu, aconselhou Sensei Owens: "Acho que o melhor conselho é treinar e curtir o karatê. Não se preocupe com rank ou política apenas aproveite sua vida de karatê agora. Aprenda o máximo que puder de todos. O mais importante é que você aprenda tanto com o fracasso quanto com a conquista, por isso nunca desanime".

O único membro brasileiro da International Shotokan-ryu Karate-do Shihankai, é o Sensei Roberto Santa’nna, da cidade de Ribeirão Preto, SP.
 
na foto ao lado Sensei Stan Schmidt e Sensei Roberto Santa'nna

O Sensei Santa’nna começou a treinar karate em 1975 na cidade de Ribeirão Preto, seu primeiro Sensei se chamava Toshio Osawa, e se formou faixa preta com o Mestre Isokichi Okuyama, que era aluno do lendário Mestre Taketo Okuda.

Sensei Santa’nna teve sua vida muito influenciada pelos Mestres Taketo Okuda, e pelo seu atual Mestre Stan Schmidt Sensei, Introdutor do Karate do na Africa do Sul, uma verdadeira Lenda Viva do Karate Mundial.

Sensei Santa’nna disse que um dos principais legado do karate à sua vida, foram os amigos que fez. E esse é um dos objetivos do Karate-do, construir amizades. E ainda nos confidenciou o Sensei, que através do karate, pode também viajar pelo Mundo, conhecer a Africa do Sul, e treinar com os maiores Mestres e Karatecas do Mundo.

Sensei Roberto Santa’nna é uma enciclopédia viva do Karate Shotokan, e um ferrenho lutador contra a picaretagem no karate, principalmente no Brasil. E por aconselha o Sensei, que os interessados em praticar o Karate-do, que procure um Mestre qualificado, pertencente a uma organização reconhecida.

E finaliza o Sensei Santa’nna: "No Karate não há atalhos. Treino duro e assiduidade e tudo na Arte Marcial".

Fonte: http://shihankai.org/





Comentários