Karateca Jalesense conquista medalha de Ouro em Campeonato Pan-americano

O karateca Jalesense e também professor de Karatê, Sensei Diego Pimenta da Silva, que ministra aulas em Jales (projeto SACRA), Palmeira D'Oeste e Santa Clara D'Oeste, conquistou uma medalha de ouro no XXIX Campeonato Pan-americano de Karatê 2018, das categorias Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21, que foi realizado entre os dias 20 e 26 de agosto de 2018 no Parque Olímpico da cidade do Rio de Janeiro/RJ.
 
Diego é sobrinho e também aluno do professor Edson de Freitas Resende, faixa preta 3º Dan, que atualmente ministra e coordena aulas de karatê nas cidades de Jales, Urânia, Estrela D'Oeste, Santa Salete, Santa Clara D'Oeste, Palmeira D'Oeste e Aspásia.
 
O Campeonato Pan-americano é um evento oficial organizado pela PKF (Pan American Karate Federation), entidade continental vinculada à WKF (World Karate Federation) que por sua vez coordena em nível mundial o Karatê Esportivo Oficial, responsável inclusive pelo karatê que participará das Olimpíadas de Tóquio em 2020. Sendo assim, o campeonato contou com os melhores atletas da América, tendo se destacado na competição, além dos atletas da Seleção Brasileira, os atletas dos Estados Unidos, Venezuela, México, Chile e Canadá, entre os 20 países participantes.
 
Diego conquistou a medalha de ouro na categoria Kumitê em Equipe masculino Sub-21, tendo também disputado a categoria Kumitê Individual masculino Sub-21, até 84kg na qual obteve o 5º lugar disputando 3 lutas.
 
Diego agradeceu o apoio que vem obtendo de seu professor e tio, "Acreditem no seu professor, o Sensei Edson, eu fui o primeiro aluno dele a conquistar uma medalha de ouro em um Pan-americano, mas não quero ser o único, na verdade quero ir além ainda e deixo um recado a cada aluno, cada criancinha que treina com ele, se você tem um sonho de conquistar algo na vida, foque nesse objetivo e faça esse objetivo já realidade em sua mente que a conquista será obtida, seja dentro ou fora do karatê", comentou Sensei Diego após a conquista do ouro.
 
A experiência de Diego em competições internacionais só vem aumentando, pois seu currículo já conta com uma medalha de bronze no Campeonato Sul-americano de Karatê realizado em Lima, no Peru em 2012; uma convocação pela CBK para compor a Seleção Brasileira que participou do Campeonato Mundial na Espanha realizado na cidade de Guadalajara em 2013; uma medalha de bronze no Campeonato Sul-americano em Sucre na Bolívia, em 2014; uma participação no Campeonato Pan-americano realizado em Lima no Peru em 2014; e uma participação no Campeonato Mundial de Karatê realizado em Jacarta na Indonésia em 2015.
 
Sensei Edson observa que no Brasil o esporte amador não recebe o incentivo financeiro necessário e, em casos como o do Diego, o atleta deve ser responsável pelos gastos com passagens, traslados, alimentação e muitas vezes com a estadia também, o que dificulta muito a participação em campeonatos internacionais, lamentando o fato de Diego não ter conseguido participar do Campeonato Mundial na Espanha em 2013 por falta de recursos financeiros.
 
Após o Campeonato Pan-americano, no dia 26/08/2018, ainda no Rio de Janeiro/RJ, Sensei Edson participou também do Open Nacional Vasco da Gama, competição oficial da CBK (Confederação Brasileira de Karatê) conquistando a medalha de bronze na categoria Kumitê Sênior Masculino, -75kg, enfatizando que mesmo como professor procura manter sempre a participação em atividades externas como treinamentos, cursos e competições, de modo a garantir a continuidade do crescimento nesta arte marcial e poder sempre atualizar a transmissão de conhecimento aos seus alunos.
 
O professor lembrou mais uma vez que mesmo se tratando o karatê esportivo oficial, sua academia está de braços abertos também àqueles que desejam apenas praticar um esporte para condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições convidando os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99774-9706.    

Comentários