Interior de São Paulo retoma contratações no acumulado do ano

De janeiro a julho, cidades como Ribeirão Preto, Sertãozinho, Franca, Campinas e São José do Rio Preto abriram novas vagas, mas ritmo na geração de empregos ainda preocupa


O Estado de São Paulo encerrou os sete primeiros meses do ano com 145.241 contratações, valor superior às 81.550 admissões registradas de janeiro a julho do ano anterior. O resultado mais expressivo veio do setor de Serviços com a abertura de 107.750 novos postos, diferente do cenário delicado do Comércio que cortou 29.533 vagas. É o que aponta o estudo Mercado de Trabalho do Ceper/Fundace, baseado nos indicadores do CAGED e IBGE.
Ribeirão Preto gerou 2.824 empregos, entre janeiro e julho deste ano, alta significativa frente às 453 vagas criadas no mesmo período de 2017. O setor de Serviços foi o que mais contratou, com a abertura de 2.532 postos de trabalho, seguido da Construção Civil (334 novos postos).
Franca registrou 5.020 contratações nos sete primeiros meses do ano, volume inferior se comparada às 5.567 admissões efetuadas em igual período de 2017. Destaque para Indústria e Serviços, que geraram 2.937 e 1.377 vagas respectivamente.
São José do Rio Preto também contratou, porém menos do que no acumulado de 2017. Houve a abertura de 1.567 postos de trabalho entre janeiro e julho de 2018, queda de 367 vagas em relação ao mesmo período de 2017.  
Campinas registrou a abertura de 3.572 vagas de trabalho, reversão positiva frente às 151 demissões registradas em igual período do ano anterior. O setor de Serviços teve o maior volume de contratações (4.331 vagas). Por outro lado, Comércio foi o setor que mais demitiu (1.571 vagas).
Já na cidade de Sertãozinho, houve o fechamento de 479 vagas entre janeiro e julho deste ano, com a Construção Civil liderando o número de demissões. Serviços e Agropecuária foram os que mais contrataram no período (110 e 196 vagas líquidas).
“Embora os indicadores tenham apresentado melhora, a retomada do mercado de trabalho será lenta. Muitos empresários permanecem cautelosos em relação aos próximos meses e aguardam um cenário político e econômico mais claro para a tomada de decisão e o retorno dos investimentos”, avalia o pesquisador do Ceper Sérgio Sakurai, que coordena o Boletim Mercado de Trabalho em conjunto com Francielly Almeida e Ingrid Nossack.
Sobre o Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper) foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo do País. Reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Stéfani Nogueira Urbanização, Incorporação e Construção, São Francisco Clínicas, Citröen Independance, Ribeirão Diesel e CM Agropecuária e Participações.
Sobre a Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company, além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

Comentários