Ex-deputado Roberto Rollemberg é homenageado durante Simpósio

O Ministério Público Federal (MPF) em Jales e a Ordem dos Advogados do Brasil – 63ª Subseção de Jales, com apoio da Prefeitura de Jales e Diocese de Jales, realizaram na sexta-feira, dia 17 de agosto, o simpósio "O Combate à Corrupção nos 30 Anos da Constituição Federal". Centenas de pessoas prestigiaram o evento.

O Simpósio contou com a participação de juristas renomados nacionalmente. Teve caráter filantrópico, já que todo o valor arrecadado será revertido em prol de entidades assistenciais da cidade. Palestrantes renomados como os membros do MPF Rodrigo Janot Monteiro de Barros, Douglas Fischer e os juristas Guilherme Octávio Batochio e Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró marcaram presença.

Durante a abertura, o idealizador do evento, o procurador da República em Jales, José Rubens Plates, destacou sua importância do Simpósio, pelo nível dos palestrantes e pela grande participação de estudantes e profissionais da área. O primeiro palestrante, Guilherme Batochio, membro da Comissão de Defesa da Constitucionalidade da Investigação Criminal da OAB-SP falou sobre "Direito de defesa nos 30 anos da Constituição Federal". Ainda no período da manhã, Douglas Fischer, procurador regional da República, lotado na PRR da 4ª região, falou sobre "Obrigações processuais penais positivas e a efetividade na punição dos crimes de corrupção".

No intervalo, o procurador-geral do Município, Pedro Manoel Callado Moraes, prestou uma homenagem ao ex-Deputado Constituinte Roberto Vale Rollemberg, em função da importância histórica do nobre cidadão jalesense e a pertinência com o tema do simpósio. "Rollemberg foi o único integrante da região na elaboração da Constituição que está completando 30 anos. Jales esteve presente e muito bem representada por este homem exemplar, que foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal, sempre se pautando pela ética e coerência, intimamente ligado aos direitos do livre pensar e agir, sempre intransigente e agressivo aos corruptos e corruptíveis", lembrou Callado após a apresentação de um vídeo produzido pela Prefeitura feito para registrar para a posteridade a vida do ilustre jalesense contando sua trajetória. A família Rollemberg esteve presente e prestigiou a entrega de uma placa para a esposa do homenageado, Naomi, e lida pelo seu filho, Roberto.

"Senti-me honrado em receber esse convite para homenagear nosso querido Dr. Roberto Rollemberg em um evento que vai marcar o Combate à Corrupção, organizado por instituições de respeito e credibilidade como o Ministério Público Federal e a OAB", enfatizou Pedro Callado.

Já no período da tarde, o primeiro palestrante, Gustavo Badaró, livre-docente, doutor e mestre em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, fez questionamentos sobre questões que envolvem prisão em segunda instância, mudanças de locais para o andamento de processos e colaboração premiada.

Rodrigo Janot, ex-Procurador Geral da República de 2013 a 2017 e que comandou a Operação Lava Jato foi o último palestrante do dia. "É preciso conhecer para combater a corrupção, colocando muita luz e transparência nessa questão", disse.

Comentários