Sala Sesc de Cinema traz a pluralidade da produção cinematográfica nacional

 

Os filmes "A Cidade do Futuro", "Severina", "Não Devore meu Coração", "Deserto" e "Como Nossos Pais" (2017) serão exibidos gratuitamente no Sesc Rio Preto

                                      
O Brasil possui uma grande diversidade cultural e a indústria cinematográfica a reflete nas produções nacionais. Os filmes possuem linguagens diferentes que valorizam a história e estimulam a regionalização da produção artística. Considerando esta diversidade, em agosto, o Sesc Rio Preto apresenta, por meio do Sala Sesc de Cinema, a pluralidade da produção cinematográfica nacional recente, com a exibição dos filmes: "A Cidade do Futuro" (2016); "Severina" (2017); "Não Devore meu Coração" (2017); "Deserto" (2016); e "Como Nossos Pais" (2017).

Abordando as escolhas de temáticas e estéticas de cada produção, o projeto traz filmes com paisagens que apresentam a geografia brasileira, partindo do interior baiano de "A Cidade do Futuro" ao extremo sul do país de "Não Devore meu Coração". Há dois atores estreantes na direção de cinema, Felipe Hirsch, em "Severina" e Guilherme Weber em "Deserto", além dos talentos femininos de Laís Bodansky em "Como Nossos Pais" e Marília Hughes Guerreiro no filme "A Cidade do Futuro". As exibições são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

A primeira exibição será "A Cidade do Futuro", nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 20h. O longa-metragem retrata a história de uma família em meio às terras secas do sertão da Bahia, em um local marcado pelo machismo, pela homofobia e por uma das maiores migrações compulsórias já registradas.

Já no dia 9 é a vez da exibição de "Severina", de Felipe Hirsch. O diretor, que possui trabalhos nas artes cênicas no país, esteve à frente da Sutil Companhia de Teatro durante 20 anos, e em 2017, teve sua estreia na direção cinematográfica nesta adaptação do romance homônimo de Rodrigo Rey Rosa. O filme é protagonizado pelo argentino Javier Drolas e conta a paixão de um dono de uma livraria que se encanta por uma mulher que visita sua loja. Ela volta dia após dia para cometer furtos e, apesar do prejuízo, ele não quer se libertar da misteriosa obsessão pela mulher.

"Deserto" também conta com uma estreia de diretor no meio cinematográfico. Consolidado ator, tanto no teatro quanto nas telenovelas, Guilherme Weber é conhecido pelos papéis em "Da Cor do Pecado", "Passione" e "A Força do Quer". O filme, que tem a participação de Lima Duarte no elenco, produção de Vânia Catani e direção de fotografia do português Rui Poças, traz a história de um grupo de artistas que viajam pelo sertão brasileiro apresentando um espetáculo. Ao chegar num pequeno vilarejo, descobre uma cidade abandonada, casas, igreja e uma fonte que jorra água limpa, tal qual milagre de um deserto bíblico. Cansados e combalidos da vida errante, os artistas decidem se instalar no vilarejo e fundar uma nova comunidade, dando a si mesmos papéis diferentes daqueles que exerceram por toda a vida. Esta nova configuração, entretanto, vai revelar a estes artistas os piores vícios da vida civil. Livremente inspirado na obra Santa Maria do Circo, de David Toscana. O filme será exibido no dia 15, às 20h.           
              Com direção de Laís Bodansky, "Como Nossos Pais" será exibido, no dia 24, às 20h. A produção traz a história de Rosa, uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos. A produção é marcada pela luta feminista da protagonista, e o reflexo que causa dentro de sua família.

Com direção de Felipe Bragança, o filme "Não Devore meu Coração" será exibido pela Sala Sesc de Cinema, no dia 30 deste mês, às 20h. O longa conta a história de Jova, um jovem de 13 anos, que descobre o amor quando conhece Basano, uma menina paraguaia. No entanto, para conquistá-la, o garoto passará por grandes dificuldades, como problemas relativos à fronteira entre o Brasil e o Paraguai e a relação com seu irmão, Fernando, interpretado pelo ator Cauã Reymond, um homem que pertence a uma perigosa gangue de motociclistas.

 

SALA SESC DE CINEMA

A CIDADE DO FUTURO

Direção: Cláudio Marques, Marilia Hughes Guerreiro Brasil, 2016, 76 min

Gilmar (Gilmar Araújo) e Igor (Igor Santos) se envolvem amorosamente, mas precisam lidar com a inesperada gravidez de Milla (Milla Suzart). Juntos, os três formam uma família em meio às terras secas da Bahia, em um local marcado pelo machismo, pela homofobia e por uma das maiores migrações compulsórias já registradas.
Dia 2/8, quinta, das 20h às 22h

TEATRO
Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.

Não recomendado para menores de 16 anos
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=lAYuQjRe7us

 

SEVERINADireção: Felipe Hirsch Brasil, 2017, 103 min

Um dono de livraria se encanta por uma mulher que visita sua loja e volta dia após dia para cometer furtos. Inicialmente ele não reage, mas em uma das vezes, mais interessado em puxar conversa do que recuperar o prejuízo, ele a encurrala. Ela passa então a pegar livros em outros estabelecimentos, porém ele não está disposto a se libertar da misteriosa obsessão.

Dia 9/8, quinta, das 20h às 22h

TEATRO
Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.

Não recomendado para menores de 10 anos
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-2stYmz94Mw

 

DESERTODireção: Guilherme Weber Brasil, 2016, 106 min

Um pequeno grupo de artistas viaja pelo sertão brasileiro apresentando um espetáculo. Ao chegar num pequeno vilarejo, descobre uma cidade abandonada, casas, igreja e uma fonte que jorra água limpa, tal qual milagre de um deserto bíblico. Cansados e combalidos da vida errante, os artistas decidem se instalar no vilarejo e fundar uma nova comunidade, dando a si mesmos papéis diferentes daqueles que exerceram por toda a vida. Esta nova configuração, entretanto, vai revelar a estes artistas os piores vícios da vida civil. Livremente inspirado na obra Santa Maria do Circo, de David Toscana.

Dia 15/8, quarta, das 20h às 22h

TEATRO

Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.

Não recomendado para menores de 14 anos
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_RpZ5giB1P0

 

COMO NOSSOS PAIS         Direção: Laís Bodansky Brasil, 2017, 106 min       
Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.           
Dia 24/8, sexta, das 20h às 22h     
TEATRO       
Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.

Não recomendado para menores de 14 anos
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2qA-UlpskAY

 

NÃO DEVORE MEU CORAÇÃO

Direção: Felipe Bragança Brasil, Holanda, França, 2017, 108 min

Joca, um jovem de 13 anos, descobre o amor quando conhece Basano, uma menina paraguaia. No entanto, para conquistá-la, o garoto passará por grandes dificuldades, como problemas relativos à fronteira entre o Brasil e o Paraguai e a relação com seu irmão, Fernando, um homem que pertence a uma perigosa gangue de motociclistas.
Dia 30/8, quinta, das 20h às 22h

TEATRO

Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.

Não recomendado para menores de 12 anos
Link do Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=E-Tlgr0H03o

Comentários