SAE/CTA e ESF do Paraíso intensificam Campanha Julho Amarelo



Quarta-feira, 25 de julho, foi à data escolhida pela Estratégia dde Saúde da Família - ESF Francisco Xavier Rego, no jardim Paraíso, através do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), para a intensificação e a realização das atividades da Campanha "Julho Amarelo", que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.

Foram realizados 29 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações com médicos e enfermeiros, distribuição de insumos de incentivo à adesão ao teste rápido, preservativos, panfletos informativos e um belo coffee break. Os exames são realizados de forma bem simples, os responsáveis coletam uma gotinha de sangue (HIV e sífilis) ou até mesmo com fluído oral (só HIV), e o atendimento é inteiramente sigiloso, oferecendo a quem realiza o teste o acompanhamento de uma equipe de profissionais para orientar sobre resultado do exame, seja ele positivo ou negativo.

Quando o paciente procura a ESF mais próxima para realizar o teste já é um passo decisivo para a saúde da pessoa e de seus companheiros. Se o resultado do paciente acusa não ter o vírus, ele tem mais um motivo para continuar se cuidando, nos casos do resultado positivo, o paciente é encaminhado para o SAE/CTA e logo em seguida já é iniciado o tratamento nos serviços de referência.

Comentários