Praça das Rosas recebe apresentação gratuita do espetáculo Em Trânsito, da Cia. Território da Dança

Apresentação será nesta sexta (27/3), às 20h, dentro do Projeto Território Cênico, da Cia. Cênica, que também promove oficina 
com diretor, coreógrafo e bailarino Edvan Monteiro
 
 
A companhia rio-pretense Território da Dança apresenta nesta sexta (27/3) o espetáculo Em Trânsito, às 20h, na Praça das Rosas, no Jardim dos Seixas, em Rio Preto, com entrada gratuita. A apresentação é uma das ações do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018, da Cia. Cênica, vencedor do Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. Com o projeto, a CiaCênica promove, até outubro, várias apresentações artísticas e de intercâmbio e atividades formativas gratuitas, envolvendo a classe artística local e convidados e a comunidade.
Fruto da pesquisa a partir de intervenções em espaços urbanos junto a transeuntes, o espetáculo busca retratar o movimento de um cotidiano volátil, em que passantes percorrem seus caminhos individualmente. Eventualmente, encontram outros sujeitos imersos em suas próprias questões, fazendo brotar assim movimentos impulsionados pelo encontro com o outro. A expressão corporal surge da exteriorização das individualidades que se rearranjam a partir do contato coletivo, em que o invisível torna-se visível por meio do olhar da arte.
A coreografia e a direção são de Cássia Heleno. No elenco, Amanda Rocha, Bianca Alves, Gabriela Bressan, Jéssica Paladino, Maicon Vijarva, Mari Bressan, Pietra Borges Rodrigues, Richard Dumont, Vinicius Fumis, Yndy Júnior.
A Cia. Território da Dança surgiu em 2016, a partir da oficina de dança expressiva ministrada pela Cia. Cênica na primeira edição do Projeto Território Cênico, em que contou com o apoio do Programa Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura. Os alunos apresentaram o espetáculo O Mesmo Sapato Não Serve em Todos os Pés e, desde então, mantiveram-se unidos em trabalho, formando a companhia. Desde 2017, a Território da Dança apresenta Em Trânsito. Atualmente, está em pesquisa de seu novo trabalho, que por hora é chamado Paralelo.

Oficina
Também pelo PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018, a Cia. Território da Dança participa, neste sábado e domingo (28 e 29/7), da oficina Corpo Coletivo, com o diretor, coreógrafo e bailarino Edvan Monteiro, na sede da Cia. Cênica, das 9 às 11h30. A atividade é direcionada exclusivamente aos integrantes da companhia. A intenção da oficina é preparar os participantes para um estado específico de corpo, que busca o equilíbrio entre a iniciativa individual propositiva e a iniciativa coletiva ao despertar ações de movimento em massa, buscando uma harmonia com o tempo, o espaço e o espectador. Durante a atividade, Monteiro apresentará uma síntese do método usado para a criação de seu espetáculo intitulado Arrastão, com procedimentos que sugerem a preparação de uma massa de corpos, em sua materialidade e seus fluxos. O trabalho é focado na força, no movimento em massa e de arrastar, no estar junto, no deslocar e organizar-se com o espaço.
Tanto a apresentação do espetáculo Em Trânsito quanto a oficina Corpo Coletivo integram a ação chamada Ninho: Fomento e Intercâmbio. Por meio dela, durante o desenvolvimento do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO, cinco grupos parceiros da Cia. Cênica e ocupantes da sede recebem artistas convidados para encontros de intercâmbio, a fim de que possam contribuir com seus atuais processos de pesquisa. Como parte deste intercâmbio e, ao mesmo tempo, como contrapartida ao projeto, cada grupo realiza uma apresentação de um de seus espetáculos ou exercício cênico elaborado no encontro de intercâmbio com o artista convidado.
Além da Território da Dança, os grupos GAL (Grupo de apoio à Loucura), Cia. O Que Será de Nós?, Companhia Hecatombe e a Minha Nossa Cia. de Teatro participam da ação.
 
CURRÍCULO:
Edvan Monteiro – Artista da dança e pesquisador de múltiplas linguagens artísticas. Fundador, diretor e coreógrafo da Cia Etra de Dança (2001). Formado pelo Colégio de Dança do Ceará (2001). Foi quatro vezes contemplado com o prêmio de incentivo às artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e duas vezes contemplado no Edital de Incentivo ao fomento a dança da Prefeitura de Fortaleza para criação e circulação de espetáculo. Participou da criação do Fórum de Dança do Ceará 2003. Participou de 12 edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará, 2 da Bienal de Par em Par e 4 edições da Bienal Sesc de Dança. 
Foi ganhador do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2009). Participou da Mostra de dança contemporânea de Joinville (2009). Como coreógrafo da Cia Etra de Dança Contemporânea, soma 18 espetáculos de dança, 12 performances, 29 participações em Mostras, Festivais e Bienais Internacionais de Dança. Fez temporadas de apresentações em diversas unidades dos Sesc do Estado de São Paulo. Ganhou o 5º Edital Facult da Secretaria de Cultura de Santos (2015). Participou do projeto Cupinzeiro, dirigido pelo professor Doutor e coordenador do Laboratório de Corpo e Arte Vinicius Terra, da Unifesp, de 2015 a 2017. Participou com seu mais recente trabalho, ARRASTÃO, do Circuito Sesc de Artes 2018. Atualmente mantém seu trabalho de pesquisa em dança ao lado de Ariadne Filipe, mantendo parcerias com outros artistas. Diretor e idealizador da MIVDV - Mostra Internacional de Videodança Vertical, realizada em 2017 em Santos.  Além de diretor, bailarino e coreógrafo, é videomaker e idealizador e fundador do Canal OitO de Dança, com programas e experimentos em videodança em canal próprio no YouTube.
 
Serviço:
Espetáculo Em Trânsito, da Cia. Território da Dança. Sexta (27/3), às 20h, na Praça das Rosas, Jardim dos Seixas, Rio Preto. Gratuito. Livre.
 
Oficina Corpo Coletivo, com o diretor e coreógrafo Edvan Monteiro. Sábado e domingo (28 e 29/7), na sede da Cia. Cênica, das 9 às 11h30. Atividade voltada aos integrantes da Cia. Território da Dança.

Comentários