Polícia Civil de Campinas prende colombiano por suspeita de agiotagem

Segundo delegado do 5º DP, homem de 35 anos cobrava juros de 30% por empréstimos. Sandro Jonasson afirma que modo de agir é "idêntico" ao dos outros sete suspeitos presos em 2017.

Policiais civis do 5º Distrito Policial (DP) de Campinas (SP) prenderam nesta segunda-feira (25), em flagrante, um colombiano de 35 anos por realizar empréstimos cobrando juros abusivos, de 30%, exigindo das vítimas pagamentos diários. De acordo com o delegado Sandro Jonasson, é o oitavo cidadão colombiano preso pelo mesmo motivo desde novembro de 2017.

"O modus operandi, a sequência e logística são idênticas ao dos outros casos. O que cada vez mais denota a existência de uma atividade organizada, que assume os contornos de máfia", afirma Jonasson.

No primeiro caso, em 17 de novembro de 2017, quatro colombianos foram presos em flagrante pela prática de agiotagem, cobrando juros de 20% em empréstimos com pagamentos diários. No dia 21 do mesmo mês, policiais do 5º DP prenderam três cidadãos da Colômbia pelo mesmo crime, agindo principalmente na região central de Campinas.

Segundo Jonasson, o suspeito preso nesta segunda (25) cobrava 30% de juros, acima dos praticados pelos compatriotas que, de acordo com o delegado, seguem presos.

Com o colombiano os policiais apreenderam uma moto, R$ 300 que seriam frutos de cobranças da agiotagem e cartões de controle dos pagamentos.

Em Hortolândia - No sábado (23), a Polícia Militar (PM) de Hortolândia (SP) prendeu um colombiano de 29 anos por suspeita de agiotagem. De acordo com as investigações, o suspeito é soldado reservista do Exército da Colômbia e está no país ilegalmente.

Comentários