A influência da televisão nas crianças

 
Flávio Rodrigo Masson Carvalho PhD em Psicologia Clínica
equilibriumtc@hotmail.com

Está na hora do Brasil começar a discutir este assunto. Muitas são as pessoas que se preocupam com a problemática, mas está na hora de unir forças, se organizar, para que sejam ouvidos. Muitos são os trabalhos a respeito do tema, mas estes trabalhos estão ainda muito restritos ao mundo acadêmico. Já passou da hora de se levantar um debate nacional sobre o assunto e, enquanto isso não acontece os pais devem começar a ficar atentos sobre o que seus filhos estão assistindo ou como estão usando o computador, principalmente no que tange a internet.

Os pais devem participar mais da vida de seus filhos, fazer mais de perto um acompanhamento dos passos e dos atos de seus filhos. Devem participar de uma maneira mais ostensiva na vida dos filhos, dialogando mais, ouvindo mais, aconselhando, tentar entender mais este universo em que eles vivem. As crianças e os jovens de hoje recebem uma quantidade absurda de informações e, como eles possuem uma enorme capacidade de assimilação acabam ficando com excesso de informações desencontradas e isto gera conflitos. Os pais devem estimular o uso de brinquedos e as brincadeiras que nossos avós usavam e faziam. Os pais devem estimular as crianças a fabricarem seus brinquedos em vez de compra-los prontos, assim estarão desenvolvendo a criatividade e gastando sadiamente o tempo. Os pais devem limitar o tempo de uso da TV e computador, devem participar mais da vida escolar de seus filhos. Sei que para seguir estas dicas, que é do conhecimento de todos os pais, requer tempo e, hoje em dia os pais precisam trabalhar, ganhar dinheiro para o sustento do lar e para prover a educação dos filhos. Mas pense bem, o dinheiro ganho hoje poderá ser usado com médicos ou terapia amanhã.

Pense mais na família, retome os rituais familiares que estão caindo no esquecimento, como o de fazerem as refeições juntos, de orarem juntos antes de dormir, de irem juntos à igreja, ao cinema, de fazerem as tarefas da casa juntos, como limpar o quintal, lavar o carro, etc. São medidas simples mas efetivas para a manutenção do núcleo familiar. Mostre os álbuns de família para seus filhos, fale mais sobre os avós, tios, primos, estimule seus filhos a terem contato com os familiares. Vá visitar parentes, convide-os para se reunirem em datas comemorativas ou feriados. Estimule o senso de família em seus filhos.

A televisão é muito usada para que os filhos deixem os pais sossegados!

Muitas são as mães que agradecem o fato do filho ficar "quietinho" em frente a televisão, assim ela pode fazer as suas tarefas domésticas. É muito importante verificar a programação que seu filho está assistindo, estimule-o a assistir os canais educativos, que infelizmente são muito poucos, principalmente para os que não possuem TV a cabo.

Ligar a TV, mesmo quando não vai de fato assistir algum programa, é um hábito que muitos pais levam da vida antes de ter filhos e acabam transmitindo às crianças. Pois, que atire a primeira pedra quem nunca deixou a TV ligada enquanto o bebê brincava no chão! Acontece que isso não é nada saudável e pode trazer  prejuízos no curto e no longo prazo para os pequenos.

"Hoje, sabemos que o funcionamento neurológico permite prestar atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Porém, em se tratando de crianças, que precisam aprender a focar, ter outros estímulos, como uma TV ligada no momento da brincadeira, atrapalha", explica a psicóloga Vera Zimmermann, coordenadora do Centro de Referência da Infância e da Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo Vera, para ser produtivo, o ato de brincar exige concentração, visto que é neste momento que as crianças procuram resolver seus conflitos e questões internas. Dessa forma, a TV como pano de fundo é absolutamente prejudicial, já que, de imediato, rouba o foco da criança do que ela está fazendo.

Distúrbios do sono e dificuldades para manter o foco na escola, por exemplo, são consequências que a TV utilizada indiretamente pode trazer a médio e longo prazos. Assim, desligar a TV e deixar a criança focada no brincar, é a melhor opção.

"Sabemos que os pais estão ocupados, cansados e, às vezes, não querem brincar. Mas, é muito importante estar com os filhos, dialogando, brincando, junto. O silêncio deve ser preenchido com a voz humana", alerta Evelyn Eisenstein, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Exposição demasiada diante da televisão diminui a capacidade de concentração das crianças. Duas horas por dia diante da tela aumentam o risco de transtornos de atenção. As últimas investigaçoes revelam que os videogames também diminuem a capacidade de atenção. Pesquisadores da Nova Zelândia analisaram pela primeira vez os efeitos cognitivos a longo prazo das horas passadas diante da televisão na infância. Seus resultados indicam que o rendimento escolar pode ser refletido na adolescência.

As crianças que ficam mais de duas horas por dia diante da TV, quando cursam o primário, têm mais dificuldades de concentração ao chegar ao ensino médio do que aqueles que vêem pouca televisão. Assim demonstra o primeiro grande estudo que analisou os efeitos a longo prazo do abuso da televisão na infância sobre a capacidade de atenção. 

se esqueça jamais que seus filhos são sua maior herança, e a sua maior responsabilidade e, no Mundo de hoje a televisão exerce uma poderosa influência na formação e educação de seu filho, por isso passe a ser mais atenta neste relacionamento de seus filho com a tv. Aprenda a usar apenas o lado bom e instrutivo que a tv pode oferecer à seu filho.

Aquele velho ditado: "Diga com quem andas, que direi quem tu és", hoje em dia podemos acrescentar novos ditados: "Diga os programas que assiste, que direi quem tu és" ou "Diga os programas que seu filho assiste, que direi quem ele será".

"A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana", ( Barão de Itararé).



 

Comentários