FOLHAGERAL

O comentário


dos analistas, lá do botequim da vila, é que o vereador jalesense Tiago Abra (PP), foto, esteja sendo sondado para ingressar no PSDB, com a garantia de ocupar cabeça de chapa na disputa pelo Poder Executivo em 2.020. Abra diz desconhecer qualquer assédio.

As ondas de


observações políticas jalesenses alcançaram o vereador Bismark Kuwakino (PSDB), que se licenciaria para dar evidência ao vereador suplente Carlos Roberto Cardoso da Silva "Cardosão" (PSDB). Mas isto não é fato. Ele se afastaria por motivo de saúde da sua genitora. E segundo disse não se afastará do cargo

Na última

 
quarta-feira (dia 23), reuniram-se a deputada Analice Fernandes (PSDB), o prefeito Flá Prandi (DEM) e o vereador Bismark Kuwakino (PSDB). O assunto não foi revelado para conhecimento geral. Importa se vai render bons frutos para a comunidade.

O deputado


estadual Cauê Macris (PSDB), presidente da ALESP, esteve em Jales na semana passada (sexta-feira, dia 18). Nada indica que tenha se reunido com os tucanos locais para traçar estratégias políticas proveitosas. Mas, do jeito que chegou, foi. O eleitor nem viu.

O preço dos


combustíveis vinham aumentando toda semana. Às vezes a cada dois dias. Os políticos preferiram não se manifestar a respeito. Muito silêncio. Mas a paralisação dos caminhoneiros foi séria, pois não tinham como trabalhar. Com a repercussão nacional e internacional, os políticos mostraram a cara contra os abusos de preços praticados.

Ao participar


de audiência pública na Comissão de Minas e Energia, na quarta-feira (23), o deputado federal Fausto Pinato (PP/SP), de Fernandópolis, foi enfático ao criticar a inércia das medidas de fiscalização da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre os aumentos do combustível no Brasil.

O parlamentar


disse que considera uma "agressão" o fato de que as reduções de preços da gasolina, anunciadas pela Petrobras nas refinarias, não são repassadas às bombas. Para fechar o cerco contra a prática de cartéis, Pinato relembrou o Projeto de Lei de sua autoria – que tramita na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara – que fecha o cerco contra esse tipo de crime. Ele arrematou: "O que a gente vê em todo o País é a prática flagrante de cartel e a ausência de dispositivos eficientes de repressão e punição".

A hora é oportuna


para que os políticos, os economistas e todos os brasileiros discutam os preços dos combustíveis. Todos precisam saber das coisas e se manifestar. Ainda mais sabendo que o assunto está atrelado ao complexo sistema tributário brasileiro.

Ao saudar,


na última terça-feira (dia 22), os organizadores do simpósio sobre combate à corrupção nos 30 anos da Constituição Federal – a ser realizado em 17 de agosto em Jales – o presidente da Câmara Municipal, o vereador Vagner Selis, enfatizou que: "No setor público, a corrupção funciona como um mecanismo de azeitar uma máquina estatal incompetente e unir as elites subdesenvolvidas em torno de um sistema predatório de distribuição de dinheiro, vantagens e poder em geral. Combater a corrupção passa, certamente, pelo combate aos privilégios das elites que se servem do poder público para acumular ainda mais riquezas, em prejuízo da grande maioria da sociedade".

Declarou, ainda:


"Combater a corrupção é fortalecer a democracia e as instituições democráticas e defender os princípios firmados pela Constituição Federal de 1988, que Ulisses Guimarães, ao ver o resultado do trabalho da Assembleia Constituinte, definiu como a "Constituição Cidadã".

Entre as


participações confirmadas no simpósio estão o ex-Procurador Geral da República Rodrigo Janot Monteiro de Barros e Douglas Fischer (também do MPF) e os juristas Guilherme Octávio Batochio e Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró. O procurador da República em Bauru (SP), Pedro Antonio de Oliveira Machado, também participará do evento como presidente de mesa na palestra do ex-PGR Rodrigo Janot.

Os valores


Obtidos, por meio de patrocínios e venda de ingressos, deduzidos os custos do evento, serão revertidos para a Santa Casa de Misericórdia, Lar dos Velhinhos e APAE, entidades de Jales que também atuam na organização do simpósio. O encontro contará ainda com o apoio da Diocese de Jales.

Não é segredo


que a crise econômica – que aflige todo o país – é obra dos políticos. As causas são conhecidas: juros altos, impostos altos, energias caras, gastos públicos desenfreados, corrupção e muitas outras. Isso vem causando um problema político sério: a população está se afastando cada vez mais dos governantes e da classe política inteira. Isto já pode ser analisado como um fator importante que vai influenciar as eleições de 2018.

A independência


do povo em relação aos governantes e políticos pode ser avaliada agora, na paralisação dos caminhoneiros. Mas há outro fator que pode influenciar muito as eleições de 2018. É a comunicação eletrônica através dos aparelhos móveis. Ela tem sido utilizada intensamente pelos caminhoneiros em favor do movimento. Os governantes e políticos que se cuidem.

Comentários