Dois mil e seiscentos alunos aprenderão técnica de ressuscitação cardíaca

Iniciativa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) visa disseminar a técnica da massagem torácica, com o propósito de diminuir o número de mortes por parada cardíaca

Com o intuito de diminuir o número de mortes por doenças cardiovasculares, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) promove gratuitamente em seu congresso anual, um treinamento em massa de ressuscitação para os alunos da rede pública e a população em geral.
A iniciativa visa ensinar os participantes a fazerem as compreensões torácicas, que aumentam em até quatro vezes as chances de sobrevivência de uma pessoa que tenha um quadro de parada cardíaca.
Este ano, o treinamento será ministrado a 2.600 crianças da rede pública de ensino. Serão utilizados manequins de garrafa pet conhecidos como "Guizinho", que simulam os procedimentos em casos reais, com o propósito de tornar o processo mais lúdico, de fácil acesso e compreensão da população, principalmente das crianças e jovens, que são potenciais multiplicadores de informação.
Agnaldo Píscopo, cardiologista e diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, ressalta que "as chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando o infartado está perto de alguém que seja capaz de realizar massagem cardíaca, pois se perdem 10% de chance de vida a cada minuto que o serviço de emergência com o desfibrilador demora a chegar". O treinamento é gratuito e aberto ao público.
Sobre o Guizinho
Os bonecos usualmente empregados em treinamentos custam caro – cerca de 150 dólares cada um – e podem ser usados até seis vezes, no máximo. Para viabilizar treinamentos amplos, foi necessário buscar alternativa econmica e eficiente.
Tal solução atende pelo nome de "Guizinho", um boneco feito com uma garrafa pet tampada e cheia de ar – cuja pressão fica idêntica ao do tórax humano –, juntamente com outros materiais reciclados, usados para encher a camiseta velha com extremidades grampeadas, que serve de invólucro ao "corpo".
Testes realizados com 200 estudantes em uma escola de Araras (SP) mostraram que o treino com o boneco "Guizinho" é tão eficaz quanto aquele realizado com os tradicionais manequins importados. O nome do boneco homenageia seu idealizador, o médico cardiologista Agnaldo Píscopo.
Dados alarmantes
Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, provocando cerca de 350 mil óbitos por ano, e metade das vítimas falece em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sintomas.
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) aponta que, em média, no Brasil, morrem, por dia, cerca de 720 pessoas vítimas de ataques do coração. Ocorre um óbito a cada minuto e meio. De acordo com a última Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), as doenças cardiovasculares também causam grandes custos com relação a internações hospitalares.Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2024, o Brasil deverá subir para a primeira posição no ranking de mortes por essas doenças.

Comentários