“Conquistando novos territórios no tratamento da Hepatite C”, foi o tema de capacitação de profissionais de saúde


 
Realizada na quinta-feira, 17 de maio, pela Secretaria Municipal de Saúde e Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) a palestra abordando o tema "Conquistando novos territórios no tratamento da Hepatite C", destinada aos profissionais de saúde, foi ministrada pelo membro do Comitê de Hepatites Virais da Sociedade Brasileira de Infectologia e docente da Faculdade Medicina de Sorocaba, Fernando Ruiz. Estiveram presentes médicos e enfermeiros de Jales e de diversas cidades da região. 

urante os últimos anos ocorreram diversos avanços em pesquisas relacionadas ao tratamento da Hepatite C, o que aumenta a possibilidade de cura. Conforme destacado ao longo do evento, a divulgação de informações pelos agentes aos usuários do sistema de saúde e a instrução sobre a realização de testes rápidos para o diagnóstico da doença é de extrema importância.

A secretária municipal de saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, ressaltou o sucesso do evento como anfitriã: "Tivemos muito êxito neste encontro, conseguimos reunir profissionais da área da saúde de diversas cidades. Com os profissionais capacitados e sensibilizados para a aplicação dos testes, que estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, poderemos detectar casos e posteriormente tratá-los com o apoio dos técnicos do nosso SAE/CTA".
Maria Aparecida completou que "o SAE/CTA é especializado em infectologia e dá todo apoio necessário para atenção básica fazer o tratamento e acompanhamento dos pacientes. Precisamos conscientizar toda a população da necessidade de fazer os exames em busca de um diagnóstico, pois, a partir de um simples teste é possível constatar a doença e fazer o devido tratamento".

Responsável pelo desenvolvimento da palestra, Dr. Fernando Ruiz enfatizou que o principal objetivo do encontro é conscientizar as pessoas no sentido de elevar o nível de detecção de novos casos de hepatite C, a doença tem apresentado dentro do novo modo de tratamento medicamentoso, um índice de cura elevado. "O tratamento era muito penoso e hoje está bastante descomplicado, fácil e sem eventos adversos, fazendo com que ele possa ser administrado para muito mais pessoas do que era no passado, com um elevado índice de cura e se torna uma situação bastante favorável. As Unidades Básicas de Saúde dispõem de testes rápidos, os quais têm um nível de confiabilidade de quase 100% para detectar anticorpo, que é o primeiro passo que qualquer pessoa precisa", completou.

O médico Infectologista do SAE, Fernando Maurício Favaleça, também participou do evento, oportunidade que ressaltou "que é preciso capacitar os profissionais para o atendimento dos pacientes e difundir a informação para que mais casos sejam diagnosticados, porque existem muitas pessoas que são portadoras do vírus da Hepatite C e não sabem. É importante difundir a informação e realizar o teste rápido ou o exame de sorologia para um diagnóstico dos pacientes e poder posteriormente, tratar e curar".

Ao final do evento houve um espaço para as dúvidas dos profissionais e um amplo momento para o debate referente ao assunto. Na sequência foi servido um coffee break de encerramento.


Comentários