Com baixa procura por vacina, Saúde poderá realizar novo dia de imunização

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza em Jales deve terminar em 1° de junho, mas os números estão bem abaixo do esperado, informou a secretária municipal de Saúde Maria Aparecida Moreira Martins.

Segundo informações do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, somente 49% das crianças de seis meses a cinco anos foram imunizadas, o estabelecido pelo Ministério da Saúde, a secretaria tem que vacinar 90% deste grupo no município, segundo Maria Aparecida estes números são os mais preocupantes.

Entre os profissionais da área de saúde, independente do campo de atuação, rede pública ou privada, 73% já foram vacinados. Ao todo 70% dos idosos de Jales receberam as doses da vacina. Das gestantes 37% foram vacinadas e das puérperas (até 45 dias após o parto) 55% receberam as doses, em todos os grupos deve-se obter 90% de imunizados.

Em Jales já foi contabilizada uma morte pelo vírus H1N1, na Santa Casa, mesmo sendo uma moradora de Urânia. De acordo com a secretaria muitas pessoas procuram as unidades de saúde, mas não estão no grupo prioritário sendo um movimento atípico neste ano.

Caso os números permaneçam abaixo a secretária afirmou que é possível que em junho, um novo dia de imunização seja realizado nas salas de vacinação, em um sábado com horários estendidos.

As unidades com salas de vacina e que atenderão no sábado são as ESFs Joaquim Rezende (Municpal), Shigueiro Kityana (Roque Viola), Setuo Suetugo (São Jorge), Luís Ernesto Sandi Mori (JACB), Francisco Xavier Rego (Paraíso), Zilda Arns (Novo Mundo), José Cícero Fontes Xavier (Rural) e o Núcleo Central de Saúde.

Comentários