Jornal da Cultura exibe série sobre os acontecimentos marcantes de Maio de 68

 
A partir desta segunda-feira (30/4), o Jornal da Cultura exibe uma nova série de reportagens especiais: Maio de 68. A produção original, que conta com 5 episódios temáticos, traz ao debate os principais acontecimentos mundiais que marcaram o período de maio de 1968. Atrações inéditas vão ao ar às 21h15, até sexta-feira (4/5), na TV Cultura, no YouTube, no Facebook e no app Cultura Digital.

A primeira reportagem da série, exibida na segunda-feira (30/4), apresenta como tema principal o contexto político da França. A edição faz um panorama do movimento de maio de 1968 e explica seus principais motivos: guerra do Vietnã, assassinatos de Bob Kennedy e Martin Luther King, greves na França, Guerra Fria e censura.

Já a reportagem exibida na terça-feira (1/5) aborda o endurecimento do regime militar brasileiro em 1968. O episódio contextualiza momentos determinantes para o período, como protestos por meio de músicas, época de Aquárius, censura, prisões políticas, queima de sutiãs e a posterior instituição do AI-5, em dezembro do mesmo ano.

Na quarta-feira (2/5), o Jornal da Cultura entra com a sua terceira matéria temática, que analisa a postura e o papel da imprensa no processo revolucionário que emergiu em maio de 1968.

A fim de estudar o que se consolidou e o que retroagiu no momento histórico, a quarta matéria, que vai ao ar na quinta-feira (3/5), discute a censura nas artes, o protagonismo militar e a intolerância, além de trazer à tona temas como o reconhecimento de direitos e as questões de gênero.

Finalizando o especial, a quinta e última reportagem – Novo Maio 2018 – vai ao ar na sexta-feira (4/5). A matéria traz uma perspectiva da pós-modernidade, abordando assuntos como o desencadeamento de uma nova etapa no comportamento humano, agora que o mundo vive a quarta revolução industrial.

Comentários