O Amor

Flávio Rodrigo Masson Carvalho-PHD,
equilibriumtc@hotmail.com

Muitos tentam definir, muitos querem sentir, mas acredito que poucos tem ou tiveram esse privilégio, ou seja, muito poucos experimentaram esse sentimento. Mas muitos, para não dizer todos, acreditam que amam, ou já amaram.

O amor é muito maior do que cumprir protocolos sociais, isso é namorar, mas nem sempre quem se ama está junto, e nem sempre quem está longe não se ama. O amor não é amar um homem ou uma mulher, o amor é amar a todos como eles são, o amor não tem um limite de pessoas a quem amar, o amor é infinito, é eterno e é incondicional.

Quantas vezes não ouvimos a frase: "matou por amor" ou "morreu de amor". Amor não mata, amor nos faz crescer, produz apenas bons resultados, e mesmo quando você ama e não é correspondido, o resultado de tal sentimento é sempre positivo, pois quem experimenta o verdadeiro amor fica muito feliz por amar, não é egoísta, pensa na felicidade e no melhor para a pessoa amada, mesmo que o melhor seja a pessoa amada não te amar.

O verdadeiro amor produz bem estar, faz você ser um ser humano melhor, mais calmo, mais compreensível, mais solidário.

Muitos confundem paixão, tesão, e até obsessão com amor. O amor liberta, não te aprisiona, e nem te faz aprisionar a pessoa amada. Quem ama é livre, e quer que a pessoa amada também seja livre.

Este nobre sentimento não promove dores, mesmo quando você não é correspondido. O amor só nos faz bem, nos faz compreender melhor a vida e as pessoas.

Acredito que somente os poetas conseguiram nos traduzir um pouco melhor este sentimento, e mesmo entre os poetas se encontram aqueles que confundiram este sentimento, que traduziram errado, que falaram das dores promovidas por tal sentimento, mas o verdadeiro amor nos faz mais feliz, não nos deprime, como alguns poetas escreveram, e alguns pintores colocaram em suas telas.

Nosso cérebro foi preparado para sentir tal sentimento. Ele consegue identificar este sentimento, e quando isso acontece você constatará o melhor funcionamento do seu cérebro, da sua mente, ou seja, amar faz bem para a "cabeça".

Tenha sua mente aberta, e esteja preparado para sentir o amor, para amar e ser amado.

Somente será possível ser plenamente feliz se você experimentar tal sentimento, dar e receber amor.

O amor não é fraqueza, é através dele que se encontra força, força para ser quem verdadeiramente somos, amar é perceber o amor no outro, é perceber que há luz no outro, é enxergar o mundo com um outro olhar, sem julgamentos, sem rótulos, sem culpa, sem medos, só com amor.

O amor é universal, quando há amor não há fronteiras, não há condições, quem estipula condições é o externo, é o ilusório, o amor é real, e ser real é ser amor.

O amor não segrega as pessoas, não divide, não individualiza ninguém, o amor é a cura, o amor une, compartilha, convida desconhecidos, cai no inesperado, abre as mentes oprimidas, o amor vence a guerra, o amor é revolução, somente o amor pode transformar o mundo.

Por isso, comece por você: ame-se mais, não dependa de ninguém, de nenhum papel social, não caia nas armadilhas do ego, não use máscaras, liberte-se, enfrente o desconhecido, enxergue os outros com o coração e entregue-se ao amor, dê amor, viva o amor, seja o amor!

Se ame, ame os outros, receba amor, e seja muito feliz!


"Parece-me fácil viver sem ódio, coisa que nunca senti. Mas viver sem amor acho impossível" , Jorge Borges.



Comentários