FOLHAGERAL

Na terça-feira (27),
em prol do município de Pontalinda (SP), um deputado estadual apresentou sete indicações (302 a 308/2018) ao governador do Estado, na Assembleia Legislativa, solicitando liberação de recursos para compra de ambulância, de micro-ônibus e para investimentos em vários setores da administração.

Os analistas
lá do botequim da vila se perguntam certas coisas. Se o Art. 31 da Lei Complmentar 40 de 18/10/1995, que estabelece o Código de Posturas do Município, diz que "o estacionamento de veículo de qualquer natureza em via pública, por mais de 45 (quarenta e cinco) dias ininterruptos, configura abandono do mesmo" e, em seu parágrafo único "o veículo abandonado será removido e encaminhado ao pátio do órgão competente". Por que por toda e cidade veículos estão abandonados nas vias públicas e a lei não é aplicada.

No mandato
da prefeita Nice Mistilides (2012/2015), o então vereador Claudir Aranda (2001/2016) cobrou uma fiscalização mais rígida sobre carros abandonados pela cidade, e a resposta foi de que a LC 40 estava sendo cumprida. Por que no governo Flá Prandi, ela não é cumprida?

O vereador
alesense Deley (PPS) requereu ao Poder Executivo sobre a possibilidade de contratar mais médicos para atendimentos de emergência na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Jales. Ele explicou que os pacientes que buscam atendimento durante a noite, principalmente entre as 18 e 24 horas, costumam esperar por longos períodos por causa da falta de médico disponível para o atendimento.

Deley enfatizou:
"É desumano o que a população de Jales e região está vivendo ali dentro. Eu presenciei pacientes em estado gravíssimo, esperando atendimento, pois só havia um médico. Não é culpa de funcionário, é falta de médico e não precisa atuar ali o dia todo, é só à noite. Prefeito, põe mais um médico, vai solucionar muito o problema".

O senador
Paulo Rocha (PT-PA) criticou o projeto de lei que permite o plantio de cana de açúcar na Amazônia. Segundo ele, uma floresta como a amazônica não comporta monoculturas e o plantio da cana de açúcar vai trazer consequências graves, não apenas para o meio ambiente, mas também para a economia da região.

De acordo com
o senador Paulo Rocha, as políticas para a Amazônia estão sendo concebidas sob a visão elitista de que, para desenvolver a região de floresta, é necessário implantar grandes projetos de agropecuária e de geração de energia.

O senador afirmou:
"O argumento é de que o plantio de cana de açúcar era restrito somente a áreas degradadas. Ora, permitir o consumo de cana na Amazônia, mesmo em áreas degradadas, significa plantar mais uma ferramenta para o desmatamento. Isso sem mencionar o alto custo dos investimentos que será necessário à recuperação".

Foi lido na
sessão camarária jalesense da segunda-feira (26) um projeto de lei – do vereador Macetão (PP) – propondo a inclusão e o uso do nome social de travestis e transexuais nos órgãos da administração pública do município de Jales.

Outro projeto
de autoria do vereador Macetão, lido em plenário, estabelece a obrigatoriedade da divulgação de listagens de cães e gatos que aguardam por castração na rede pública municipal. Os responsáveis pelos animais devem estar bem informados sobre seus bichos de estimação.

A Justiça
condenou o ex-prefeito de Santa Fé do Sul (SP), Antônio Carlos Favaleça (PSDB), por improbidade administrativa. Ele foi denunciado em 2017 por irregularidades na realização de duas edições da Feira Industrial e Comercial realizadas na cidade em de 2009 e 2010.

O advogado


Edemilson da Silva Gomes, encarregado da defesa do ex-prefeito Favaleça, disse que não concorda com a sentença e que a contratação da empresa para a realização dos shows foi dentro da legalidade. Segundo o Ministério Público, então prefeito Favaleça contratou sem licitação a empresa organizadora dos shows musicais.

Na sentença,
divulgada na semana passada, o ex-prefeito Favaleça foi condenado ao pagamento de multa no valor de quase R$ 119 mil e teve os direitos políticos cassados por cinco anos. O ex-prefeito pode recorrer da sentença. A empresa organizadora dos shows também foi condenada e deve pagar multa de R$ 8 mil.

Para os inquietos
analistas lá do botequim da vila, o primeiro trimestre do ano já se foi. As promessas de início de ano, para eles, foram apenas mais uma cortina de fumaça. No trabalho dos prefeitos e vereadores, devem ser contados já passados: 15 meses do mandato de 48 meses.

Neste domingo,
dia primeiro de abril, fiquem alertas. Seus whatsapp podem ficar carregados...de mentiras. Lembrem-se que se comemora o dia da mentira. Não da mentira leve, bem-intencionada, que evita constrangimentos. Mas da mentira desbragada, que provoca susto.

Desculpem-nos,
prezados leitores, por esta notícia ruim. A quantidade de pré-candidatos, ou seja, de pessoas interessadas em ser presidente da república chegou ao número 20. O país está lotado de problemas. Mas parece que tem mel na presidência da república. A qualidade dos pretendentes é muito ruim. Por enquanto, só tristeza.

Vamos a uma
notícia muito boa. A Biblioteca de São Paulo, inaugurada em 2010 pelo governo estadual na Zona Norte da capital, no local onde era a Penitenciária do Carandiru, é finalista no Prêmio de Melhor Biblioteca do Mundo, em Londres. Concorre com três bibliotecas europeias. O resultado final será anunciado no dia 10 de abril de 2018.

Comentários