Fernandópolis expõe artesanato no Fórum Mundial da Água, em Brasília

 
Os trabalhos feitos por bordadeiras (foto) de Fernandópolis ganharam espaço no Fórum Mundial da Água, evento realizado de 17 a 23 de março no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Natalha Nascimento Porto, coordenadora do grupo "Bordadeiras de Fernandópolis", participa do evento expondo e comercializando os materiais produzidos no município.

Este evento reúne representantes de diversos países no Brasil, com o objetivo de mostrar o que estão fazendo em benefício da água no mundo. Além disso, os municípios participantes do projeto "Entre Rios" também foram convidados para apresentar e comercializar seus produtos artesanais.

Cerca de 20 bordadeiras de Fernandópolis fazem parte do projeto "Entre Rio", mantido pela empresa Interligação Elétrica do Madeira (IE Madeira), que liga o estado de Rondônia à cidade de Araraquara (SP), mais conhecido como Linhão do Madeira. Como forma de compensar os danos socioambientais causados pelo Linhão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), exige que seja feita uma educação ambiental nos locais atingidos. O Linhão conta com cinco mil torres e atravessa 81 municípios, partindo do estado de Rondônia, passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Em Fernandópolis, o projeto é mantido em parceria com a Prefeitura desde agosto de 2017 e terá a duração de quatro anos. As bordadeiras produzem mandalas e capas de almofadas com desenhos que remetem a fauna e flora da região. Toda a renda com a comercialização do material é revertida ao próprio grupo.

A cada 15 dias, as mulheres se reúnem na Biblioteca Municipal de Fernandópolis para a produção dos bordados. Para Natalha Porto, este projeto é uma oportunidade de empoderamento, geração de renda e de manter a tradição do bordado.

Comentários