Fernanda Dassie fala sobre mitos e verdades da prática desportiva e seus impactos no corpo

 
Correr faz cair seios e bumbum? CrossFit deixa as mulheres com a cintura "quadrada"? Musculação faz a mulher perder curvas e feminilidade? Fernanda Dassie conta tudo.


Fernanda tem experiência de anos na prática de esportes, e hoje compete como fisiculturista. Ao longo de sua trajetória, com perseverança e orientação profissional, ela pôde ver bem as mudanças e impactos que práticas desportivas como corrida, CrossFit e musculação trouxeram à sua silhueta em suas diversas fases.


Em suas redes sociais, Fernanda que tem milhares de seguidores, compartilha dicas e sua rotina de treinos, além de responder às duvidas de mulheres que inspiram-se em seu exemplo para seguirem firmes nos seus objetivos no fitness. Baseada em sua experiência pessoal, Fernanda responde a algumas das dúvidas mias frequentes de suas seguidoras:


1- Correr faz cair os seios e o bumbum?
Fernanda, que é apaixonada por corridas, tem a resposta na ponta da língua: "Tenho comprovações tanto no meu próprio corpo, como no corpo de de amigas que sim. A prática da corrida e dos treinos de longa duração faz sim, em geral, seios e glúteos cairem, pois o impacto para quem pratica corrida e esportes de longa duração é muito grande, assim como a queima calórica. O efeito catabólico é bem maior para a musculatura. Em vez de favorecer o crescimento da massa muscular, acaba queimando. Correr, no geral, atrapalha a hipertrofia da musculatura dos glúteos e queima gordura em partes do corpo onde não gostaríamos que queimasse, como é o caso dos seios. No meu caso, sempre prefiro caminhada em vez de corrida, embora goste muito de correr".


2- Crossfit é recomendado para perder peso? Quais os seus impactos no corpo feminino?
"Quando migrei para o fisiculturismo, que na minha categoria busca um corpo mais torneado, com curvas, musculoso mas feminino, fui aconselhada pelo meu preparador físico a evitar o CrossFit. Não porque ele nao é eficaz para queimar calorias, mas porque deixa o corpo feminino com o aspecto mais "quadrado", engrossando a linha da cintura. O CrossFit pode até tornear o corpo e queimar calorias, mas ele deixa a minha cintura mais larga e atrapalha o ganho de volume nas coxas e glúteos. Esse efeito atrapalha o desenvolvimento da silhueta necessária para bons resultados na categoria que tenho competido, a Wellness".


3- A musculação masculiniza o corpo da mulher? É possível praticar musculação e ser feminina?
"Praticar musculação não vai te tornar um Schwarzenegger de uma hora pra outra (risos). Cada um tem seus limites biológicos e objetivos. A mulher só vai ficar "grande" se ela quiser e se direcionar seu treino, dieta e acompanhamento médico para isso. A musculação beneficia a queima de gordura, pois o músculo precisa de 3 vezes mais calorias do que a gordura para se manter. Quanto mais massa magra, o metabolismo acelera e o condicionamento físico melhora muito. É possível ter um corpo com curvas, feminino, e puxar ferro. A musculação é aliada, e não vilã".

A atleta de 32 anos, que também é diretora financeira de uma grande empresa, é conhecida como a "Financista Fitness", por manter uma rotina de dieta e treinos aliada ao dia a dia do competitivo mundo corporativo: haja disposição.

Comentários