Educadores da rede estadual participam de encontros sobre exploração sexual

Jornada de Rodas de Conversa é uma parceria entre a Educação e o Instituto Liberta; o objetivo é formar professores para identificarem casos e saberem como agir para a solução do problema
Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Instituto Liberta está promovendo a “Jornada Rodas de Conversa”,  um ciclo de palestras e debates para educadores da rede estadual visando dar subsídios para que os docentes sejam capazes de identificar casos de exploração sexual e agir de forma integrada no combate a este crime.
Ao longo do ano, serão realizadas 182 rodas nas 91 diretorias de ensino do estado. O público-alvo são professores-coordenadores, supervisores de ensino, técnicos pedagógicos, vice-diretores, professores da Escola da Família e professores mediadores de conflitos.  Os participantes também assumem o compromisso de, posteriormente, difundir o tema em suas escolas. A expectativa é alcançar todos os cerca de 200 mil docentes da rede estadual.
Formação completa
Durante as rodas de conversa, são apresentados os números da exploração sexual no país, depoimentos de vítimas, maneiras de denunciar e as medidas que são tomadas pelos órgãos competentes após a denúncia e ainda as organizações sociais confiáveis que trabalham nessa área. Ao final, há oportunidade para troca de experiências e a proposta de um plano de ação para o trabalho em rede contra a exploração sexual.
         As Diretorias de Ensino de Bauru, Jaú, Ourinhos, Piraju, Avaré, Norte 2, Sorocaba, São Roque, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Botucatu, Itu, Centro e Centro-oeste já realizaram seus encontros. As próximas DE’s a receberem o Instituto Liberta são Centro-sul, Leste 4, Sul 1 e Campinas 1 e 2. As rodas de conversa acontecem até 29 de novembro. Para participar, o docente precisa estar dentro do público-alvo especificado e entrar em contato com a DE em que está vinculado.

Comentários