Com apoio da Secretaria de Educação de São Paulo, Hospital de Amor lança 6ª edição do Concurso de Redação

 
Câncer de pele é o tema da edição 2018 do concurso. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm até o dia 25 de maio para o envio dos textos
São Paulo, março de 2018 – “Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”. Esse é o tema da 6ª edição do Concurso de Redação, iniciativa do Hospital de Amor com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Voltado para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo e nas escolas municipais e privadas de Barretos, o Concurso tem o objetivo de difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular jovens talentos a gerar inovações que beneficiem toda a sociedade. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) dos 600 mil casos de câncer diagnosticados por ano no Brasil, 200 mil são de pele.
A competição cultural é dividida em etapas locais, regionais e estaduais. Os alunos deverão produzir as redações até o dia 25 de maio e enviar às escolas. O texto deve ser inédito e destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, seus grupos de risco e as possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce.
Após passar por uma banca de professores, as redações serão encaminhadas para as Diretorias Regionais de Ensino que, por sua vez, selecionarão as melhores e as repassarão para Hospital até o dia 11 de julho.
O material será avaliado por meio dos seguintes critérios: criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa. Todos os textos devem ser manuscritos e redigidos à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download no Portal da Educação www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec. A lista com os finalistas estará disponível no site do Hospital de Amor a partir do dia 12 de julho.
Os autores das cinco melhores redações serão premiados com três dias de estágio no Hospital de Amor, onde participarão de várias atividades científicas e laboratoriais. Os alunos serão estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção. Além disso, o primeiro colocado e seu professor orientador receberão um notebook. Os demais serão contemplados com um tablet.
Resultados – Em 2017, o Concurso de Redação obteve a adesão de 43 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, contabilizando 11.041 redações produzidas e a participação de 378 docentes e 195 escolas.
Sobre o Hospital de Amor
Excelência em oncologia, o Hospital de Amor de Barretos registra 6.000 atendimentos por dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 55 anos de história, o Hospital possui unidades de tratamento e prevenção. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho (RO) encontram-se os hospitais que oferecem tratamento para as pessoas que já têm a doença. Os Institutos de Prevenção, que realizam exames de diagnóstico precoce, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA) e Lagarto (SE) e Campinas (recém-inaugurado). Há projetos em andamento em Macapá (AP) e novas parcerias estão sendo fechadas em Rio Branco (AC) e com o estado de Mato Grosso para a construção de Centros de Prevenção. Em Palmas (TO), o Hospital de Câncer de Barretos dará início à construção de um hospital para o tratamento da doença.

Comentários