FOLHAGERAL

A pracinha

ali na Avenida Maria Jalles (foto) – esquina da Rua 01 com a Rua 14 – está virando um depósito de lixo e entulhos a céu aberto. A pracinha estava uma bagunça. Oferecia oportunidade para os administradores municipais mostrarem bom serviço ao público, gastando pouco dinheiro. Mas, cimentaram o entorno e largaram o miolo dela vazio.


No período

de carnaval deste ano, o deputado federal José Mentor (PT) visitou 21 cidades do interior. Na nossa região, esteve em Dirce Reis, Dolcinópolis e Santa Albertina. No site do deputado nada indica que esteve em Jales. É provável que tenha passado por Jales, mas não teve motivos para entrar na cidade e relatar que aqui esteve. Por que será?

O deputado
estadual Edmir Chedid (DEM) apresentou um projeto de lei que está em tramitação na ALESP, incluindo no Calendário Turístico do Estado de São Paulo a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que se realiza anualmente – no primeiro domingo do mês de junho e no primeiro domingo do mês de dezembro – em Piedade SP.

Aqui em Jales,
há quase três décadas, milhares de romeiros acompanham a Romaria Diocesana – que se realiza no mês de agosto –, em homenagem à Nossa Senhora da Assunção. É um evento que merece mesmo ser divulgado num calendário turístico, visando ampliar a participação do público e melhorar a realização.

Além disso,
falando especialmente em relação a Jales, será bom indicativo prestigiar a Romaria Diocesana para classificar e manter nossa cidade no programa estadual MIT Municípios de Interesse Turístico . Quem sabe nossos vereadores possam animar um deputado amigo de Jales a também apresentar um projeto de lei a respeito?

Andam citando
mais um nome como pré-candidato a deputado estadual por Jales. Este assunto merece adquirir um status maior para ser tratado com seriedade e responsabilidade. Por um motivo simples e importante. Se houver o lançamento de um candidato jalesense à ALESP e ele sair vitorioso, encerramos nossa dependência com os políticos mais compromissados com seus municípios de sua origem. Devemos concorrer com chances de vitória.

O vereador
jalesense Nivaldo Batista de Oliveira "Tiquinho" (PSD), não está gostando de ver a ESF Estratégia Saúde da Família "Setuo Suetugo", no Jardim São Jorge, não fazer agendamentos diários para atendimento de pacientes.

Segundo o
vereador Tiquinho, os pacientes daquela ESF estão insatisfeitos porque os agendamentos são feitos somente nas sextas-feiras. Isso tem causado tumultos e irritação nos usuários que não conseguem marcar as consultas médicas de suas necessidades.

O edil Tiquinho
informou que um paciente da unidade de saúde no Jardim São Jorge, após ter um infarto, deveria ter acompanhamento médico na ESF. Mas não conseguiu fazer o agendamento. Relatou Tiquinho: "Eu conversei com a secretária de saúde; ela falou que no prazo de 30 a 40 dias a situação estará normalizada e todos os postos farão agendamento todos os dias".

É evidente que
o trabalho desenvolvido pelas unidades da ESF precisa de um bom acompanhamento da parte do público e dos seus representantes. Isso faz parte das providências que visam garantir que a Estratégia atinja suas finalidades. O agendamento serve para posterior consulta médica. Ou seja: pacientes e servidores marcam as consultas de forma adequada.

Edson Giriboni,
deputado estadual pelo PV, através de projeto de lei publicado nesta quarta-feira (21 fevereiro), quer incluir a disciplina "Educação Digital" nas escolas públicas do Estado. Depois, os próprios legisladores reclamam que a Educação brasileira não recebe a atenção necessária. Eles ficam propondo matérias isoladas que não vão melhorar a qualidade do ensino.

Matérias como
educação digital, educação financeira, educação religiosa e outras, hoje no Brasil, são ensinadas em setores apropriados da sociedade. Nas escolas públicas sequer os professores estão devidamente treinados para lecionar. Pior é que existem nas nossas escolas outros problemas sérios não resolvidos, como a violência.

Na quinta-feira
(1º. de março), às 19:30 horas, o empresário Leandro Rocca Lima tomará posse na presidência da ACIJ Associação Comercial e Industrial de Jales. Ele comandará a Associação no biênio 2018/2019. A cerimônia de posse será na sede da ACIJ.

O prefeito de
Jales, Flá Prandi (DEM), esteve em Brasília a convite do deputado federal Fausto Pinato (PP), juntamente com outros gestores municipais, para cobrar urgência na liberação de financiamentos do ministro das Cidades. Coisas da política administrativa brasileira. Mas que os prefeitos são obrigados a fazer.

Os analistas
lá do botequim da vila apontam contradições brasileiras. A violência urbana, ligada ao tráfico de drogas e armas, não dá tréguas. Agora é causa de intervenção federal com o exército nas ruas. No entanto, os economistas e empresários estão contentes. Há fortes indicações de que neste ano de 2018 a inflação e os juros vão ficar baixos. E a economia vai crescer. Ou seja, agora é uma boa hora de cada um escolher o lado em que deseja ficar.

Comentários