Simples filosofia

Eva Carnero é jornalista graduada na Universidad Complutense de Madrid e pós graduada na Universitat Oberta de Catalunya. É periodista do jornal espanhol El País.

Ser vegano não é uma excentricidade. Não é a mania de não consumir produtos de origem animal. É uma simples filosofia de vida. Quem dá valor à vida e já viu milhares de galinhas poedeiras aprisionadas em gaiolas pequenas – sem poderem ciscar nem bater as asas – sabe que não é correto fazer isso. Igualmente, não é correto torturar animais nos laboratórios para elaborar cremes hidratantes.

A ideia principal do veganismo é ser uma alternativa ética de consumo que atende às necessidades físicas e espirituais do ser humano. Depois que atrizes famosas – como Drew Barrymore, Gwyneth Paltrow e Beyoncé – tornaram pública esta escolha de vida, o veganismo ficou bem conhecido. Outras celebridades as seguiram.

Mas ainda existem mitos e confusões. Um erro é limitar a filosofia vegana ao fato de não consumir produtos de origem animal. Essa característica é só uma parte da realidade, que também inclui o repúdio à exploração dos animais. O veganismo não é uma dieta, é uma atitude de respeito a todos os seres.

Como é possível praticar o veganismo? Como é o dia de um vegano? É possível se manter fiel aos preceitos veganos? Para saber isso é preciso verificar o que um vegano come, o que ele compra, o que ele veste. Conheci o senhor David Román, que deixou de comer carne há 17 anos para melhorar sua saúde. Aos poucos, ele foi incorporando razões éticas relacionadas aos animais e ao planeta, passando por etapas.

O senhor David Román escolhe usar uma calça, uma camiseta e um par de sapatos que podem parecer com os da maioria das pessoas. Mas as etiquetas certificam que não foi utilizado nenhum material de origem animal na fabricação. É fácil conseguir roupas de algodão, linho e materiais sintéticos. E há alternativas para o couro. Além de não aceitar a crueldade contra os animais, ele não se aceita o uso de mão de obra escrava ou infantil nem processos fabris que prejudicam o meio ambiente.

Desde 2004, quando foram proibidas as experiências com animais na União Europeia, as marcas de cosméticos se juntaram à causa. Isso mostra como é possível facilitar a vida dos consumidores comprometidos com a vida dos animais.

O café da manhã vegano não se caracteriza por restrições. Não consumir produtos elaborados com ingredientes de origem animal tem a vantagem de favorecer o consumo de grande variedade de produtos de alta qualidade. É um mito pensar que só os veganos precisam de suplementos vitamínicos e minerais. As necessidades de vitamina B12 e Cálcio, por exemplos, devem ser observadas por todas as pessoas.

Na atualidade, todos devem ter mais interesse na alimentação saudável e equilibrada. Isso permite experimentar novas técnicas de cozinha e novos alimentos que garantem melhor qualidade de vida. Cresce a variedade de alimentos integrais de grande valor culinário e nutritivo. A transição para uma dieta vegana é cada vez mais natural. Ela caminha na direção de uma civilização mais integrada à natureza.

Comentários