Formadas pela Fatec Jales, Tecnólogas em Agronegócio cursam mestrado e doutorado na Unesp e UFMS

Tecnólogas em Agronegócio pela Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales, Dejanira Facioni e Daniela Centeno optaram pela carreira acadêmica e ingressaram diretamente no curso de mestrado em renomadas instituições públicas do país. Atualmente, Dejanira cursa doutorado e Daniela está prestes a conquistar o título de mestre, além de já contar com uma vaga no curso de doutorado, devido à sua recente aprovação em processo seletivo.

Dejanira (foto ao lado) iniciou o curso de Tecnologia em Agronegócio em 2007 e finalizou em 2010, ano que antecedeu o seu ingresso no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS, campus de Campo Grande. Como o curso de Agronegócio é de gestão, a tecnóloga deu continuidade à sua área de formação e, em 2013, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada "Análise da Sucessão em Assentamento Rural no Estado de Mato Grosso do Sul". Dejanira não encerrou sua trajetória acadêmica, já que vislumbrava um futuro bastante promissor. Três anos após, adentrou as salas de aula do concorrido curso de Doutorado em Administração da mesma instituição (UFMS), no qual desenvolve tese sobre o tema "Sucessão e Governança na Agricultura Familiar", estudo que envolve trabalho em campo a ser realizado em propriedades rurais de Jales/SP, sua terra natal.

Daniela Centeno (foto a esquerda) é outra egressa da Fatec Jales que também está subindo os degraus da carreira acadêmica. Logo após concluir o curso de graduação, ela passou a integrar o Programa de Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Unesp, campus de Ilha Solteira, onde desenvolve pesquisa sobre comercialização de orgânicos no território noroeste paulista. Daniela, que está nos trâmites finais para a conquista do título de mestre, tem mais um motivo para comemorar: sua recente aprovação no processo seletivo do curso de doutorado do mesmo programa, que iniciará em 2018.

A Fatec Jales tem se revelado uma instituição bastante promissora a seus acadêmicos. Para Dejanira, que, inclusive, tornou seus professores de graduação seus colegas de trabalho, já que por um período compôs o quadro docente da faculdade após classificação em processo seletivo, a Fatec Jales foi significativa em suas conquistas: "Tenho certeza de que tudo que conquistei não seria possível se não tivesse aproveitado a oportunidade de estudar na Fatec Jales, uma instituição de qualidade, gratuita e com excelentes profissionais". Segundo Daniela, sua graduação abriu-lhe caminhos, como o estágio pela Fundap na Fatec Júnior e sua atuação como assessora para gestão social no projeto Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial- Nedet: "O curso de Agronegócio me possibilitou a abertura de muitas portas, entre elas a oportunidade de emprego e ainda de cursar o mestrado. A Fatec Jales, além de ser um órgão público e disponibilizar cursos gratuitos, possui um quadro excelente de professores qualificados".

Essas trajetórias de sucesso são exemplos de conquistas de egressos da Fatec Jales, viabilizadas por serem os quatro cursos tecnológicos oferecidos pela faculdade, Tecnologia em Agronegócio, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Gestão Empresarial e em Sistemas para Internet, cursos de graduação, desenhados para oferecer ao seu corpo discente uma bagagem bastante sólida de conhecimentos teóricos e práticos, permeada, sempre, por valores humanos essenciais ao desenvolvimento e atuação do profissional, em todas as esferas da sociedade. (por Selma Marques da Silva Fávaro).

Comentários