FOLHAGERAL

da redação

Por quatro
dias – 19 a 22 de abril de 2018 –, o público jalesense e regional terá mais uma edição da tradicional FACIP. Quatro bons shows serão apresentados. Há bons motivos para que os responsáveis sejam intransigentes na organização da festa. Assim, o público e os empresários vão ficar satisfeitos. E não vai haver problemas judiciais.

Tão logo
retornem do atual recesso, os deputados estaduais deverão discutir o Projeto de Lei 1.148 / 2017 que classifica vinte municípios como de Interesse Turístico (MIT). Entre eles está o de Jales, com boas possibilidades turísticas urbanas e rurais.

Não se sabe
por que cargas d´água este Projeto de Lei atravessou 2017 sem votação, já que a expectativa era entrar 2018 com Jales inserido no MIT. Por quais forças ocultas há demora?

Também
está parado, na Comissão de Educação da Câmara Federal, o Projeto de Lei 3.266 / 2015 de autoria do deputado Vicentinho (PT), que cria a Universidade Federal do Noroeste Paulista em Jales. Igualmente, de muito interesse para nossa região.

Já os estados
de Goiás, Piauí, Mato Grosso, Pará e Maranhão poderão contar com a criação de mais uma universidade federal em seus territórios. A instituição dos centros universitários é assunto de Projetos de Lei sob análise no Senado em 2018.

Para o alivio
dos aprovados, a publicação final dos classificados nos concursos públicos realizados pela Prefeitura de Jales para preenchimento de dezenas de cargos na administração pública aconteceu nesta sexta-feira (26/01), sem nenhuma novidade da lista apócrifa divulgada na rede social. Nos bastidores, as conversas tão conta que mais alguns dias e todos os aprovados serão chamados.

Este ano
de 2018, como todos sabem, terá eleições para cargos estaduais e federais. Os pretendentes (na busca de eleição ou reeleição) terão que dispor de dinheiro e ainda terão que usar de muita lábia para vender seus peixes aos eleitores, inclusive nas redes sociais.

Já está na
hora dos políticos municipais, em sintonia com os eleitores, começarem a pensar em nomes de candidatos que sejam de seu interesse. Nada de modéstia. Os municípios são a base eleitoral de toda a política nacional. No caso de Jales, é bom lembrar que o município ficou politicamente às traças nos últimos quatro anos. Houve apenas preocupação de uns e outros políticos que trouxeram merrecas aos jalesenses.

E olha que
Teve deputado reeleito com boa votação em Jales, mas virou as costas para a cidade. Está na hora de identificar esse tipo de político e colocar de escanteio, pois não adianta fazer política sem olhar a qualidade daqueles que apoiamos.

O programa
Roda Viva da próxima segunda-feira (29 de janeiro) fará um debate acerca da condenação do ex-presidente Lula, que foi considerado culpado pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). O programa vai ao ar às 22:15 horas, na TV Cultura.

Quinta-feira (25),
dia em que completou 355 anos de serviço postal no Brasil, os Correios lançam uma nova ferramenta que permitirá aos usuários o acompanhamento de suas encomendas e objetos registrados por meio de seu CPF ou CNPJ, dispensando a obrigatoriedade de informar o código do objeto. Significa comodidade e segurança.

Mesmo com
publicações no Diário Oficial Eletrônico (DiOE), aprovado pela Câmara Municipal para diminuir despesas, a Prefeitura de Jales também fará divulgação de seus atos oficiais em jornal impresso. Para tanto, este ano, a Prefeitura gastará R$ 45.437,72 (ou R$ 3786,47 por mês) com as publicações. O contrato terá a duração até 19/12/2018.

A insatisfação
com o Poder Legislativo municipal está recrudescente. Dias atrás um vereador foi alertado que moradores de um determinado setor da cidade, munidos de documentos e fotografias, vão comparecer à primeira sessão ordinária do ano para questionamentos de seus representantes. Com certeza, o povo insatisfeito está indo atrás de promessas não cumpridas.

Não é por acaso
que as pesquisas de opinião – que sondam o ambiente político junto ao povo – detectam percentuais crescentes de eleitores indecisos, insatisfeitos e desinteressados em relação aos políticos e suas instituições. Ocorre que a sociedade está evoluindo e o comportamento do eleitorado muda. Os políticos têm que se desapegar das tradições.

Tudo indica
que as eleições de 2018 não vão renovar a política nacional . Vejam os pré-candidatos declarados: Álvaro Dias (Podemos), Arthur Virgílio e Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Cristovam Buarque (PDT), Eymael (PSDC), Fernando Collor (PTC), Jair Bolsonaro (PSL), João Almoêdo (Novo), Levy Fidelix (PRTB), Lula (PT), Manuela D‘Ávila (PC do B), Marina Silva (Rede), Valéria Monteiro (PMN) e outros. Dá vontade de chorar.

O que andam

comentando os analistas lá do botequim da vila? Eles dizem que têm uma boa e uma má notícia. A boa é que a economia brasileira pode crescer 2,5% em 2018. A má é que o próximo presidente da República vai encontrar o governo atolado em grandes problemas.

Comentários